Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Diocese de Criciúma celebra ordenação de Padre Luan

Celebração ocorreu na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Forquilhinha
Por Redação Forquilhinha, SC, 26/06/2022 - 10:17 Atualizado em 26/06/2022 - 10:27
Foto: Divulgação/ Diocese de Criciúma
Foto: Divulgação/ Diocese de Criciúma

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na tarde deste sábado, 25, fiéis participaram da Solene Celebração Eucarística com o rito de Ordenação Presbiteral do então Diácono Luan Zanoni. A celebração teve início às 15h e foi presidida pelo bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, e concelebrada por dezenas de padres, na Igreja Matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Forquilhinha. O pedido de ordem do candidato foi feito pelo reitor do Seminário Bom Pastor, padre Thiago De Moliner Eufrásio.

Basta-me a tua graça

Sob o lema sacerdotal "basta-me a tua graça", extraído da segunda Carta aos Coríntios, o Diácono Luan ouviu atento o pedido do sacerdote para que Dom Jacinto realizasse a ordenação e prontamente se apresentou. Convicto do seu desejo e considerado digno, o epíscopo se dirigiu a toda assembleia pedindo o auxílio de Deus e de Jesus Cristo, em seguida, acolheu mais um irmão para a Ordem do presbiterado.

Em sua homilia, Dom Jacinto destacou que "ordenar um padre é ordenar alguém para o serviço em nome de Deus", um chamado que brota no coração e leva esperança ao seu povo. "Deus vem ao nosso encontro todas as vezes em que somos humilhados e pecamos, com o seu coração misericordioso Ele nos acolhe e somente a sua graça nos basta para vivermos", destacou o epíscopo.

Dom Jacinto destacou ainda o período formativo de Luan e das orações de sua mãe, Santina Pasini Zanoni. "Somos o que somos pela graça de Deus e a tua ordenação é um desses momentos em que o coração de Cristo, da tua família e de todo o povo se alegra".

O rito de ordenação presbiteral

Após a reflexão, deu-se sequência ao rito, com o propósito do eleito, a ladainha de todos os santos e a imposição das mãos e prece de ordenação, feitas pelo bispo. Em seguida, os padres Fernando dos Santos de Oliveira e Juliano Pacheco Bitencourte revestiram Luan com a estola e a casula, logo após, teve as mãos ungidas com o óleo do Crisma por Dom Jacinto.

Acolhido com muitas palmas, o neo-sacerdote recebeu um caloroso abraço do bispo, gesto que foi seguido por todos os presbíteros presentes. Agora padre, Luan passou a exercer então, pela primeira vez, o seu ministério, concelebrando com o bispo e os outros membros do presbitério.

Agradecimentos

Ao final da celebração, padre Luan agradeceu a Deus e ressaltou que deseja exercer com amor e fidelidade a missão de ensinar, santificar e governar o povo. "A vocação nunca é mérito, mas dom de Deus que olha para o nosso coração e nos convida a trabalhar em sua messe apesar de sermos instrumentos insuficientes", disse.

Ao se dirigir aos seus familiares, padre Luan agradeceu pelas orações, lembrou de todos os seus formadores, diretores espirituais e a todos que foram responsáveis por auxiliá-lo a ir, cada vez mais, ao encontro de Cristo. O novo sacerdote diocesano manifestou ainda a sua gratidão a todas as paróquias por onde passou durante o período formativo, a sua comunidade de origem dedicada a Santa Izabel e ao grupo de oração Espírito Jovem, do qual já participou e sentiu brotar o desejo pela vocação sacerdotal. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito