Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Diácono Rafael é ordenado novo padre da Diocese de Criciúma

Celebração ocorreu na Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Sombrio
Por Redação Criciúma, SC, 08/08/2022 - 09:43
Foto: Tiago Clezar/Diocese de Criciúma
Foto: Tiago Clezar/Diocese de Criciúma

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

No sábado (6), fiéis participaram da Santa Missa com o rito de Ordenação Presbiteral do então diácono Rafael Borges Peres Martins. A celebração teve início às 15h e foi presidida pelo bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, e concelebrada por dezenas de padres, na Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Sombrio.

O pedido de ordem do candidato e testemunho foi feito pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, padre Daniel Pagani. "Com o auxílio de Deus e de Jesus Cristo, nosso Salvador, escolhemos este nosso irmão para a Ordem do presbiterado", disse o epíscopo acolhendo o pedido.

Faça-se em mim segundo a tua palavra

Durante sua homilia, Dom Jacinto Inacio Flach lembrou da vida de Maria, mãe de Jesus Cristo, e sua profunda relação de renúncia e entrega total ao amor de Deus. "Os padres ordenados estão muito próximos de Maria que, pelo mesmo Espírito Santo, consagram o corpo do Senhor e oferecem a humanidade, este mesmo Cristo que Maria carregou no seu ventre". O episcopo também lembrou que o diácono Rafael é o 15º presbítero natural de Sombrio, algo que certamente tem relação com a oração e participação de todos.

Sob o lema sacerdotal "Faça-se em mim segundo a tua palavra", extraído do Evangelho de Lucas (Lc 1,38), o diácono Rafael escutou atentamente as palavras de Dom Jacinto que também destacou os momentos de dificuldade da sua caminhada. "Você foi perseverante diante das dificuldades e hoje colocas a tua vida a serviço da Igreja, tua vida será transformada", concluiu o bispo.

O rito de ordenação presbiteral

Após a reflexão, deu-se sequência ao rito, com o propósito do eleito, a ladainha de todos os santos e a imposição das mãos e prece de ordenação, feitas pelo bispo. Em seguida, o padre foi revestido com a estola e a casula pelos padres Antônio Júnior e Daniel Pagani, na sequência, teve as mãos ungidas com o óleo do Crisma por Dom Jacinto que, com um tecido branco entrelaçou as mãos do ordenado. Ao se dirigir a sua mãe, o agora padre Rafael teve as suas mãos descobertas e concedeu a primeira bênção.

Acolhido com muitas palmas, o novo sacerdote recebeu um caloroso abraço do bispo, gesto que foi seguido por todos os presbíteros presentes. Padre Rafael passou a exercer então, pela primeira vez, o seu ministério, concelebrando com o bispo e os outros membros do clero.

Agradecimento e consagração

Ao final da celebração, padre Rafael destacou a presença constante de Deus em sua vida, agradeceu ao bispo diocesano, familiares, fiéis que sempre rezaram pela sua vocação, pastorais, movimentos, paróquias por onde passou e aos diversos amigos que fez durante sua caminhada. "Maria acolhe com alegria o dom desse encontro pessoal com o senhor e se doa inteiramente a esse projeto ainda desconhecido, pois ela confia plenamente no amor de Deus, assim também quero como padre gerar Jesus na vida das pessoas", destacou o novo sacerdote da Diocese de Criciúma. Padre Rafael, celebra às 10h30 sua primeira missa neste domingo, dia 7, na comunidade São Luiz Gonzaga, em Sombrio.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito