Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Dia da Consciência Negra: celebração dos direitos e conscientização para o futuro

Unesc traz programação especial na próxima semana
Por Redação Criciúma - SC, 16/11/2018 - 16:16
(foto: divulgação)
(foto: divulgação)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

No próximo dia 20 de novembro, é celebrado em todo o país o dia da Consciência Negra. A data remete ao ano de 1695, pois faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, importante personagem na história brasileira e que foi símbolo de luta e resistência contra a escravidão no Brasil. Mesmo após mais de 300 anos da morte de Zumbi e no ano em que se completa 130 anos da Lei Áurea, a falta de representatividade, discriminação, preconceito e desigualdade estão diariamente presentes na nossa sociedade. Para combater isso, a Unesc inicia na próxima semana a 6ª Semana da Consciência Negra, com uma programação especial em defesa da causa.

O tema principal da edição deste ano é "Re - existir, Epistemologias, Lutas: As políticas antirracistas nas Leis 10.639/03 e 11.645/08". A primeira afirma que "Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira". Já a segunda, tem o mesmo caráter, porém inclui o ensino sobre questões indígenas. Além disso, neste ano comemora-se 130 anos da Lei Áurea, que extinguiu a escravidão no Brasil.

"Com esta temática, buscamos dialogar sobre coisas boas que, no decorrer de todos esses anos, nós adquirimos, as nossas conquistas e nosso trabalho na luta pelos nossos direitos", explica a membro do NEAB (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Minorias), Janaína Damásio Vitório. Outro ponto que entra em pauta na Semana, é a conscientização. "Mas além de celebrar essas conquistas, temos que conscientizar as pessoas que convivem conosco mostrando o nosso lado, mostrando o nosso ponto de vista", acrescenta.

Programação extensa

A programação inicia na segunda-feira (19), às 19h no Auditório Ruy Hülse, com uma roda de conversa sobre as Leis 10.639/03 e 11.645/08, com a professora e Especialista, Maria Estela Costa da Silva, a professora e Especialista, Livia da Silva, e a professora e Mestra, Lucy Cristina Ostetto.

Na terça-feira (20), dia da Consciência, a programação inicia no período da manhã, no Auditório Edson Rodrigues, com o debate "Racismo x Injúria Racial e Violência x Juventude Negra". Para esse encontro, o evento conta com a participação do advogado Remerson Luiz Vicência, da Bacharel em Direito, Arizá Costa, e da professora e Especialista, Cíntia Santos.

No período da tarde de terça-feira, ocorre na quadra poliesportiva, com os alunos do Colégio Unesc, as oficinas de Hip-Hop, com o grupo Hip Hop Ponto Crucial, de Capoeira, com o grupo de Capoeira Beribazu.

Na quinta-feira (22), às 19h, ocorre no Bloco R1 sala 15, um TED com os Afroempreendedores de Criciúma e região no curso de Administração UNESC. Ele será ministrado pela professora e Especialista, Cristiane Dias, e pelo professor e Especialista, Ivan Ribeiro, com as participações do AFROEM (Rede Sul Catarinense de Afroempreendedorismo Sul Catarinense) e do ACR (Anarquistas Contra o Racismo).

No dia 27 de novembro, às 18h30, ocorre na praça do Estudante uma apresentação do Grupo Artístico e Cultural Afro-brasileiro Et. Op. Já. às 19h, ocorre no Auditório Edson Rodrigues, a palestra e o lançamento do livro Lei Áurea: Abolição Inacabada, de autoria do professore e Mestre, Marcos Canetta Rufino

Toda a programação é organizada pelo NEAB em parceria com a Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas da Unesc, do Setor de Arte e Cultura, do Compirc (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma), do Coletivo Chega de Racismo, do PEMEDER (Programa Municipal para Educação Étnico- Racial) e do MUNMVI (Organização Não Governamental de Mulheres Negras Professora Maura Martins Vicência).

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito