Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
4

Dia da Árvore: setor imobiliário também contribui com o meio ambiente

Incorporadoras tem se preocupado, cada vez mais, em garantir a presença da natureza em seus empreendimentos
Redação
Por Redação Criciúma, SC, 19/09/2021 - 11:03
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A natureza sempre foi muito importante para manter o equilíbrio ecológico, uma vez que desempenha papeis fundamentais no planeta. Temperatura, umidade do ar, chuvas e erosão são fatores que estão totalmente relacionados às árvores, por exemplo. Dessa maneira, preservar o meio ambiente, mesmo que nas áreas de construção, como loteamentos e condomínios, torna-se essencial. E no Dia da Árvore, celebrado na próxima terça-feira, 21, o debate acerca da necessidade de espaços verdes nos empreendimentos imobiliários fica ainda mais importante.

Além de ajudar o planeta, este tipo de vegetação também traz benefícios para o ser humano, como uma melhora na qualidade do sono, no desenvolvimento cognitivo, na imunidade, nos problemas cardíacos e pulmonares, e na redução da ansiedade e da tensão muscular. Para se ter ideia, uma pesquisa realizada pelo Centro Médico Universitário de Amsterdã, na Holanda, constatou que pessoas que vivem próximas da natureza reduzem em 21% as chances de desenvolverem depressão.

Pensando no bem-estar dos seus clientes e seguindo ao pé da letra as leis brasileiras vigentes, a JS Empreendimentos sempre reserva locais para área verde em seus loteamentos e condomínios, que compreendem – em média – 7% da área total dos espaços. Além disso, em muitos casos, áreas de proteção permanente (APPs) também estão presentes nos projetos, com intuito de preservar os recursos hídricos e a vegetação nativa dos locais, também já protegidos por lei.

“Na JS, primamos por manter os empreendimentos arborizados e revegetados. Quando encontramos nascentes ou córregos dentro da área, sempre preservamos a vegetação em um recuo entre 30 e 50 metros. Dessa forma, contribuirmos com o meio-ambiente e proporcionamos um local que ajuda no bem-estar dos compradores e futuros moradores”, afirma o diretor de Operações da Incorporadora, Leucimar Ceron.

Essa ação, além de contribuir para a biodiversidade local, tem o intuito de garantir que não ocorram deslizamentos, enchentes ou, até mesmo, a migração de espécies e desequilíbrio climático, colaborando com a valorização dos empreendimentos. “Essas áreas mantêm o equilíbrio ambiental dos pássaros – que constroem seus ninhos –, dos animais, da água e da flora em geral. E em alguns desses locais, os futuros moradores também podem aproveitar para fazer piqueniques com a família e desfrutar da sombra proporcionada pelas árvores”, aponta Ceron.

Arborização

Além das áreas verdes e de preservação permanente, a JS Empreendimentos também atua na arborização de seus loteamentos e condomínios, plantando árvores nas extremas frontais de todos os terrenos.

Todas as ações voltadas ao cuidado com a natureza fizeram com que, nos últimos 10 loteamentos da incorporadora, fossem plantadas mais de cinco mil mudas de árvore. “Com essas iniciativas, conseguimos mostrar o quanto a natureza e os clientes são importantes para nós, uma vez que oferecemos ambientes propícios para uma vida mais tranquila, com bastante verde e, muitas vezes, mais afastadas do agito da área central das cidades”, argumenta o diretor de Operações.