Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

"Desolador", diz prefeito de Cocal sobre situação em Bom Princípio/RS

Munícipio catarinense adotou o do RS para ajudar na reconstrução

Por Vitor Ávila 29/05/2024 - 13:54 Atualizado em 29/05/2024 - 13:57
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Cocal do Sul adotou o munícipio de Bom Princípio, do Rio Grande do Sul, para ajudar com a restituiçao após as fortes chuvas. O prefeito de Cocal, Fernando De Faveri (MDB), esteve na cidade gaúcha e classificou a situação como trágica.

"É algo desolador. A cidade tem contrastes. A parte alta do município é como se nada tivesse acontecido, normal. Agora, a parte baixa, a impressão que eu tive é que um dilúvio passou por lá. Imagina que a água passou na altura do poste, dos fios. Algo inarravel, não dá para explicar", frisou o prefeito.

Ele concedeu entrevista ao Programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior

Segundo o prefeito, a adoção de Bom Príncipio aconteceu porque, após estudos foi visto que era uma cidade compatível à Cocal do Sul. "Ela tem algumas relações comerciais com Cocal, algumas empresas trabalham e negociam com Bom Princípio. E em conversa, o nosso presidente da Câmara (Gilson Clemes, PL), que estava lá a trabalho, me passou os dados e a gente fez uma avaliação. É uma cidade do mesmo tamanho territorial, quase do mesmo tamanho populacional, e nós tínhamos condições de adotar", explicou.

Foi feito um levantamento junto ao prefeito de Bom Princípio, Fábio Persch, sobre o que seria necessário levar para a cidade. "A princípio, eles não precisavam de maquinários, mas sim de alimentos e roupas. E a gente começou uma nova campanha com as lideranças do município e entidades da cidade para ajudar nessa campanha. Nós conseguimos mais dois caminhões baú e um rodotrem, eles precisavam muito de móveis, fogão, geladeira, mesa, cadeira, guarda-roupa, porque perderam tudo, a água levou tudo", ressaltou De Faveri.

Segundo o prefeito cocalense, algo que o impressionou foi a perseverança da população da cidade. "Nenhum lamentava, nenhum chorava. Todo mundo firme e forte para reconstruir. Aquilo foi uma lição de vida para mim, que é inexplicável, e a gente segue uma parceria com o município agora a  curto, médio e longo prazo. Não vai ficar só nesse momento", apontou.

 

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito