O deputado estadual Mauro De Nadal, destaca a importância de levar o modelo catarinense de preservação ambiental e desenvolvimento produtivo para a COP30. O encontro acontece nesta quinta-feira (28), às 14h, no auditório da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), reunindo lideranças do setor produtivo. “Queremos mostrar que Santa Catarina já preserva 38% de suas florestas nativas e que 30% do PIB vem do agronegócio. O agricultor e a indústria já fazem a sua parte, mas é preciso garantir compensações financeiras e incentivos para que continuem preservando o meio ambiente”, afirma.
Segundo De Nadal, ainda a relevância de discutir políticas que aliem produção e sustentabilidade. “A ideia é mostrar à COP30 o que já fazemos aqui, mas também cobrar que outros países assumam responsabilidade pela preservação, reconhecendo o esforço brasileiro. Nosso modelo precisa ser valorizado e recompensado”, completa.
O parlamentar também afirma que o encontro servirá para tratar de questões políticas regionais, com reuniões de lideranças do MDB e articulação sobre a atuação do partido no estado e no país. “Além da pauta ambiental, teremos conversas políticas importantes para fortalecer o trabalho do nosso gabinete e consolidar aproximações estratégicas no sul de Santa Catarina”, finaliza.
Ouça a entrevista completa: