Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Deputado Jessé Lopes faz visita à Unesc

Reitoria e professores da Universidade acompanharam o tour no campus
Por Redação Criciúma - SC, 22/04/2019 - 18:16 Atualizado em 22/04/2019 - 18:16
Foto: Milena Nandi
Foto: Milena Nandi

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Universidade recebeu nesta segunda-feira (22), a visita do deputado estadual Jessé Lopes, que conheceu melhor diferentes espaços utilizados por professores e acadêmicos para o ensino e a pesquisa, por pessoas de toda a comunidade regional, para atendimentos na área da saúde e por empresas de todo o Brasil, que encontram na Unesc uma parceira para a realização de pesquisas e prestação de serviços nas diversas áreas do conhecimento. Acompanhado pela equipe de gestão universitária, o deputado conheceu o Museu de Zoologia, as Clínicas Integradas, o Laboratório de Neurologia Experimental e o Iparque (Parque Científico e Tecnológico).

O tour foi realizado após uma recepção na Reitoria para o deputado, para o chefe de gabinete de Jessé Lopes, Lucas Schmitz e para o assessor da base do deputado na Amrec, Lucas Campos. A equipe de gestão se apresentou e falou sobre o trabalho desenvolvido pela Instituição nas mais diversas frentes, incluindo ensino de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu, pesquisa e extensão e como o trabalho desenvolvido pela Instituição colabora com o desenvolvimento regional.

O deputado teve informações ainda sobre o fortalecimento do projeto EAD (Ensino a Distância) da Unesc – uma proposta inovadora, pensada para incluir e colaborar com o desenvolvimento da região – e a divulgação do balanço financeiro da Universidade, a ser realizado no fim de abril e que estará disponível para consulta pública. Atualmente, a Unesc é mantida por 97% de recursos próprios (todo o dinheiro é reinvestido nela) e 3% por recursos públicos.

"O nosso primeiro eixo de gestão é a sustentabilidade econômica. Sem ela não conseguimos fazer que nossos projetos se viabilizem. Realizamos uma otimização de quadros, reestruturação administrativa e um reposicionamento da Instituição e tivemos um resultado muito positivo", afirmou a reitora, Luciane Bisognin Ceretta. Ela enfatizou ainda a ampliação do diálogo com o setor produtivo e o caráter comunitário da Unesc. "Todos têm que ter acesso a ela, todos têm que saber o que está acontecendo e olhar para a Unesc de maneira diferente. Ela é da comunidade e está há 50 anos contribuindo com o desenvolvimento da região. Seja formando mãos de obra qualificada, seja atuando na comunidade com projetos de extensão em áreas como meio ambiente, empreendedorismo, cultura e saúde, seja prestando serviços qualificados ou colaborando para que empreendimentos saiam do papel, por meio de consultorias. Temos uma Universidade pujante!", complementou.

O vice-reitor, Daniel Preve, ressaltou o olhar diferente que a gestão está tendo frente aos novos cenários. "Ela abriga todos os pensamentos e todas as pessoas são muito bem-vindas para contribuir no processo de desenvolvimento e crescimento da Instituição. Nossa ideia é conquistar espaços para a nossa Unesc e para nossos estudantes".

O deputado estadual agradeceu pela abertura da gestão universitária ao diálogo e pelo acolhimento e falou sobre a importância da Unesc para o Sul do Estado. "Sabemos do quanto as Universidades Comunitárias são relevantes nos espaços em que elas atuam, no ensino, na pesquisa, na extensão e nos serviços que elas prestam. Com certeza somos parceiros delas".

Tour pelo campus

Após o encontro na Reitoria, Lopes, Schmitz e Campos participaram de um tour pela Universidade. No Museu de Zoologia, foram recepcionados pela coordenadora, Morgana Cirimbelli Gaidzinski e pelo biólogo Rodrigo Freitas. Nas Clínicas Integradas, eles conversaram com o coordenador do espaço. Marlon Zilli, com a coordenadora do CER (Centro Especializado em Reabilitação), Mágada Tessmann, com a coordenadora do Serviço de Enfermagem, Paula Zugno e com as coordenadoras dos cursos de Farmácia, Fisioterapia e Medicina, Juliana Lora, Ariete Minetto e Maria Inês da Rosa, respectivamente.

O tour passou pelo Laboratório de Neurologia Experimental, coordenado pelo professor Emílio Streck, que falou sobre o trabalho de pesquisa e de ensino feito no local. Streck, que é coordenador do Setor de Internacionalização, falou sobre o projeto de incluir disciplinas em outras línguas e de internacionalização do currículo dos cursos.

Já no Iparque, o grupo foi recebido pelo diretor do local, Fernando Bertan, por pesquisadores e por profissionais responsáveis pelas atividades de prestação de serviços nos diferentes laboratórios do parque – que também são utilizados em aulas de cursos de graduação e para pesquisas envolvendo estudantes de mestrados e doutorados da Unesc.

Participaram da recepção a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris; o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo; a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego; o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus; o gerente de Inovação da Unesc, Evânio Nicoleit; a chefe de gabinete da Reitoria, Gisele Coelho Lopes; o gerente do DTI (Departamento de Tecnologia da Informação), Rogério Casagrande; a coordenadora da Sala dos Municípios e do Núcleo de Empreendedorismo, Izabel Souza e o diretor financeiro da Universidade, Zanoni Elias. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito