Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Deputado catarinense elabora cartilha para combate ao suicídio e automutilação

Plano nacional também consta como agir em casos de violência contra mulheres
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 27/06/2020 - 10:04
Foto: arquivo / 4oito
Foto: arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Membro da União dos Legislativos e Legisladores do Brasil (NALE), o deputado estadual Kennedy Nunes (PSD) trabalhou na elaboração de um plano nacional de combate ao suicídio, automutilação e violência contra as mulheres. O plano resulta em uma cartilha com orientação para o que fazer quando se deparar com situações destas vindas de terceiros.

"Se um cara fosse ali e quisesse se jogar, qual seria a reação? Se alguém estiver levando choque sei que não posso tocar. Se estiver se afogando, sei que preciso fazer respiração boca a boca. Se estiver infartando eu aperto o peito. Mas se o cara quiser se matar? Essa cartilha ensina a como agir nessa hora", declarou o deputado, em entrevista ao programa Adelor Lessa.

Keneddy vem dando palestras pelo estado falando sobre a necessidade de se debater o assunto, e ressaltando a grande frequência dessas situações no Brasil. "A cada 40 minutos uma pessoa se mata no Brasil. A cada 1 hora e meia uma mulher é violentada nesse país. 14 milhões de jovens e adolescentes se cortam diariamente. Aumentou o gasto de produtos de desinfetação nas escolas por conta da quantidade de sangue dos banheiros, porque estão se cortando e compartilhando as giletes nos banheiros escolares", ponutou.

O deputado ainda destaca que cada vez mais pais e professores estão sendo alertados para verificarem possíveis suspeitas de tentativas de automutilação em adolescentes que tentam esconder as marcas.

"Hoje faltam respiradores, depois de toda essa pandemia faltarão piscológicos e psiquiatras. Nas outras guerras mundiais tiveram depois o pós depressão, mas a evolução foi tecnológica e essa, agora, será uma evolução humana. Essa evolução vai necessitar muito da gente tratar da saúde mental. Depressão não é falta do que fazer, ou ação do demônio e nem falta de terreno para carpinar. Depressão é uma patologia e precisamos tratar disso", declarou Keneddy.

Para ter acesso a cartilha, basta enviar uma mensagem para o WhatsApp (47) 99204-5500. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito