Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Deputada quer proibir uso de celular nas escolas de SC

Paulinha quer que o aparelho só seja usado em ações pedagógicas
Por Redação Criciúma, 25/02/2024 - 06:57 Atualizado em 25/02/2024 - 06:57
Foto: Bruno Collaço/Agência AL
Foto: Bruno Collaço/Agência AL

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Criar regras para uso do celular e outros equipamentos eletrônicos nas escolas é o objetivo de um projeto de lei protocolado pela deputada Ana Paula da Silva, a Paulinha (Podemos), na Assembleia Legislativa (Alesc). A proposta estabelece a proibição do uso do aparelho em sala de aula durante explicações do professor, realização de trabalhos individuais ou em grupo, e nos intervalos, incluindo o recreio.

Segundo Paulinha, a proposta autoriza o uso do celular apenas para atividades pedagógicas, como pesquisas, leituras e acesso ao material escolar. Além disso, também contempla alunos com necessidades especiais ou permissão da equipe gestora por motivos de força maior, como o monitoramento por condições de saúde.

“Vamos ampliar esse debate, inclusive com uma pesquisa pública, semelhante ao modelo realizado no Rio de Janeiro. Afinal, queremos promover um ambiente educacional mais focado e propício ao aprendizado”, destacou a parlamentar.

O projeto de lei determina que os celulares e dispositivos eletrônicos devem ser guardados em locais específicos na escola, com a garantia de estarem desligados ou em modo silencioso.

Esse modelo já é adotado em escolas dos Estados Unidos, segundo a parlamentar.

Em caso de descumprimento das regras, os professores têm autoridade para advertir os alunos, restringir o uso dos dispositivos em sala de aula e acionar a equipe gestora, com a obrigação de comunicar os pais ou responsáveis do aluno.

Se o projeto for aprovado pela Assembleia e sancionado pelo governador, a Secretaria de Estado da Educação será responsável pela regulamentação da lei, que terá efeitos aplicados 30 dias após a publicação.

--

Colaboração: Gabriel Duwe de Lima

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito