Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Dengue, doenças respiratórias e baixa cobertura vacinal: a preocupação da Saúde de SC

Leitos de UTI estão com a capacidade máxima em diversas regiões do estado

Por Geórgia Gava Criciúma, SC, 06/06/2023 - 12:34 Atualizado em 06/06/2023 - 15:28
Foto: Arquivo/ 4oito
Foto: Arquivo/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Santa Catarina vive um momento de tensão com relação à ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Dengue, doenças respiratórias e baixa cobertura vacinal. Esses são os fatores que trazem preocupação à Secretaria de Estado da Saúde. A campanha para imunização contra a gripe foi prorrogada em mais um mês a fim de aumentar os índices. 

"A cobertura vacinal está absolutamente muito baixa. Enquanto a média do Estado está em 44%, nós temos, nas crianças, menos de 40%. A cada dez crianças, apenas quatro foram vacinadas contra a gripe. Todos os municípios estão prontos e preparados com os vacinadores e as doses", afirma a secretária de Saúde de Santa Catarina, Carmen Zanotto

Ainda conforme a representante da pasta, o estado enfrenta duas situações graves: os casos de dengue e os de doenças respiratórias. No entanto, há mais um agravante: o baixo índice de cobertura vacinal. "Santa Catarina prorrogou a campanha de vacinação compreendendo a importância de a gente atingir o maior número de pessoas para evitar as emergências sobrecarregadas, que não é o caso de Criciúma com relação à dengue, mas com as doenças respiratórias", detalha Carmen. 

Dados de ocupação em SC 

Em Santa Catarina, a taxa de ocupação dos leitos de UTI ultrapassa 95%, com dados de 5 de junho. Na macrorregional Sul, a ocupação é de 87,65%; dos 170 ativos, 149 possuem pacientes em tratamento. Há 21 disponíveis, somando adulto (15), neonatal (6) e pediátrico (0). 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito