Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Demanda por crédito do consumidor sobe 11% em julho

No acumulado do ano, o indicador sofreu queda de 14% em relação ao mesmo período de 2019
Por Redação São Paulo, SP, 27/08/2020 - 09:43 Atualizado em 27/08/2020 - 10:29
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A demanda por crédito do consumidor avançou 11% em julho na comparação com junho, já descontadas as influências sazonais, de acordo com dados nacionais da Boa Vista, empresa brasileira de inteligência analítica e precursora do Cadastro Positivo. No acumulado do ano o indicador caiu 14% contra o mesmo período do ano passado. Já no acumulado em 12 meses, a demanda por crédito desacelerou seu ritmo de queda e registrou variação de -6,2%. 

Considerando os segmentos que compõem o indicador, o financeiro voltou para o campo positivo com alta de 0,8% em 12 meses. Por outro lado, o segmento não financeiro se aprofundou ainda mais no campo negativo e registrou queda de 10,8%, mantida a base de comparação.

Após queda intensa no trimestre entre março e maio, em julho o indicador registra a segunda alta mensal consecutiva, apresentando leve melhora em seu ritmo de recuperação. O resultado do mês foi influenciado pelos dois segmentos, com destaque para o avanço no setor Financeiro que já vem apresentando ótimo desempenho desde o mês passado. Ademais, dado que a pior fase das adversidades provocadas pela pandemia do novo coronavírus foi entre março e maio, espera-se que as perspectivas sobre o consumo e o mercado de trabalho continuem melhorando nos próximos meses, fatores que podem afetar positivamente a demanda por crédito nesse período.

O indicador de Demanda do Consumidor por Crédito é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito