Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Delegado detalha ação da polícia nos primeiros momentos do assalto

Segundo Ulisses, dinheiro deixado pelos criminosos pode ter sido "cortina de fumaça" para confundir as autoridades
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 02/12/2020 - 10:19 Atualizado em 02/12/2020 - 10:20
Foto: Guilherme Hahn / 4oito / Especial
Foto: Guilherme Hahn / 4oito / Especial

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O assalto a agência do Banco do Brasil no centro de Criciúma na madrugada de terça-feira, 1, segue rendendo investigações por parte dos policiais e inúmeras declarações sobre as ações efetivas realizadas no momento do crime. Em entrevista ao programa Agora desta quarta-feira, o delegado da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, contou como foram os seus passos na ação ainda de madrugada, e afirmou que os criminosos utilizaram de uma “cortina de fumaça” para distrair as autoridades.

O delegado conta que foi informado por volta de meia noite de que o Batalhão da Polícia Militar estaria sendo alvejado por criminosos. No mesmo momento, acionou o delegado Vitor Bianco Júnior e solicitou reforços da Polícia Militar para que fossem feitas diligências sobre a situação. Foi então Ulisses soube que o centro da cidade estava sendo tomado.

“Eu estava com uma carabina .556 e usando um colete. Então descemos pela Desembargador Pedro Silva, porque havia a informação de que eles iriam atacar a Prosegur. Chegamos lá, fizemos o monitoramento e continuamos a pé ao centro da cidade, porque chegar de carro naquele momento poderia fazer com que fossemos surpreendidos por criminosos em prédios”, contou.

Foi durante a varredura a pé que os policiais perceberam que os criminosos já haviam fugidos e, pelas ruas, estavam espalhadas diversas notas de R$ 10, as quais estavam sendo coletadas por parte da população.

“Quando chegamos eles estavam saindo e chegando indivíduos para praticar furtos de dinheiros que ficaram para trás. Entendo que foi uma forma de criar uma cortina de fumaça na rua, para que a população pegasse o dinheiro e nos confundissem”, declarou o delegado.

Explosivos e a situação do Banco do Brasil 

Segundo Ulisses, cerca de nove policiais fizeram a segurança da agência bancária para evitar que os explosivos que ali estavam fossem acessados por parte da população. De imediato, os policiais acionaram a divisão de sequestro e o grupo COBRA para fazer o desarmamento dos explosivos. 

“Constatamos que de fato ali era a tesouraria regional do Banco do Brasil, onde fica concentrado recursos de várias agências bancárias. Foram dois ou três explosões no interior do banco. Explodiram a primeira porta que dá acesso após a porta de garagem, e a outra cortaram com maçarico. A porta do cofre também foi explodida, e os criminosos dimensionaram bem a quantidade de explosivos do local, porque poderiam ter colocado o local abaixo. Explodiram a porta principal do cofre e acessaram o local, foi uma ação muito bem orquestrada”, afirmou.

O delegado destaca ainda que é preciso fazer a verificação, mas em um primeiro momento não aparenta ter ocorrido um abalo da estrutura do prédio. Em relação aos explosivos, todos foram desarmados e explodidos, sendo que haviam dois tipos: alguns conectados a telefones celulares e, outros, à rádios portáteis. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito