Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Definida a visão de futuro da Amrec

Planejamento elaborado pela Unesc com parceria dos municípios começa a ganhar forma
Gregório Silveira
Por Gregório Silveira Criciúma, SC, 28/09/2020 - 17:33Atualizado em 28/09/2020 - 17:36
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Na última sexta-feira, 25, mais um passo importante foi dado na elaboração do plano de desenvolvimento socioeconômico da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). O trabalho conduzido pela Unesc vem sendo feito com o apoio dos prefeitos e secretários das cidades da Amrec. 

Segundo a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, agora a região já tem uma visão de futuro. O webinar (seminário online) marcado para acontecer nessa terça-feira, 29, foi transferido para o dia 6 de outubro, as 19h. Nesse encontro online a população de modo geral vai poder participar da elaboração do trabalho que tem por objetivo conduzir o crescimento da Amrec pelos próximos anos. 

Este momento será transmitido pela Unesc TV, em seu canal no Youtube (www.youtube.com/unesctv) e os participantes poderão ainda se inscrever para comporem grupos de trabalho (GTs) posteriormente. 

Todo o plano de desenvolvimento socioeconômico deve estar pronto até o final de novembro. Serão mais cinco encontros que vão gerar reflexões a analises, para a implantação se dê de forma segura. "O trabalho vem sendo muito proveitoso. Na última reunião tivemos mais de 110 participantes e conseguimos definir os seis eixos estratégicos, bem como os objetivos", afirma Gisele Coelho Lopes, pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc.

Os seis eixos estratégicos são: turismo integrado, inovação e sociedade do conhecimento, sustentabilidade ambiental e uso consciente dos recursos, desenvolvimento econômico, desenvolvimento educacional e social e mobilidade regional integrada. Vários objetivos serão traçados a partir desses eixos para que construam um crescimento sustentável e apostando nos pontos fortes de cada município.

Resultados primeira fase

Desafios
Diversificação econômica: empreendedorismo, emprego/renda agricultura/agronegócio, indústria e serviço.   
Educação: qualificação, curso profissionalizante e estrutura voltados para as demandas da região.
Infraestrutura: urbanização, saneamento, segurança e mobilidade/logística como condição para o desenvolvimento da região. Planos de Desenvolvimento: planejamento com planos diretores e de desenvolvimento exequíveis.
Turismo: integração e vários tipos de turismo: rural, aventura, ecológico e negócios; hospitalidade – restaurantes, hotéis e lazer.
Recursos naturais: resíduos, água e energia – busca pelo menor uso e devolução. 

Potencialidades
Infraestrutura: mobilidade/logística/energia renovável e não renovável.
Agricultura: agronegócio e agricultura familiar.
Turismo integrado: lazer (férias/contemplativos), esporte (aventura/radicais) e negócios (feiras/congressos/tecnologia).
Cultura: atrativo e patrimônio (forma de atração de turistas)
Diversificação econômica: empreendedorismo, emprego/renda, economia criativa, serviço/varejo. 

Sonhos
Novas empresas: emprego, desenvolvimento industrial/serviços/varejo. 
Ser referência: em educação, saúde, mobilidade e turismo.
Parcerias: integração com outros municípios quanto à mobilidade e ao turismo.
Turismo: rota regional e valorização da cultura.
Infraestrutura: para o turismo e a qualidade de vida.
Cidades sustentáveis: cidades integradas, mobilidade, conservação e energia renovável.

Visão de futuro – Elementos
Elevada qualidade de vida para todos: excelente educação, saúde, segurança, mobilidade, moradia e saneamento; empregos dignos, bem remunerados e motivadores; inclusivo e com oportunidades iguais; competitivo na economia globalizada e população culta e com autoestima.
Valorização dos potenciais existentes: turismo, utilização sustentável do carvão, substrato produtivo existente.
Novas vertentes econômicas (setores portadores de existentes): tecnologia da informação e indústrias criativas.
Reconhecimento e competitividade mundial.
Sugestão de frase para síntese da Visão de Futuro: "Região reconhecida pela sua elevada qualidade de vida, sustentável em todos os domínios, fundamentada na cooperação entre os seus integrantes e capaz de reinventar-se continuamente rumo ao futuro".