Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Defesa Civil de Criciúma alerta para período de estiagem

Órgão municipal dá dicas para consumo de água moderado durante o período
Por Redação Criciúma, SC, 30/04/2020 - 18:28 Atualizado em 30/04/2020 - 18:31
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O período de estiagem na região preocupa a Defesa Civil de Criciúma. O órgão municipal alerta aos moradores para o consumo de água moderado, principalmente no atual cenário, dando dicas para a população criciumense.

A falta de chuva no mês de abril e a previsão do tempo para os próximos dias fizeram com que o órgão tomasse medidas preventivas, como a fiscalização de recursos hídricos. “Estamos alertando as pessoas justamente para que a cidade não seja prejudicada. A utilização de água de forma controlada precisa ser diária, mas temos que reforçar isso ainda mais, principalmente com essa estiagem”, destaca o coordenador da Defesa Civil de Criciúma, Dioni Borba.

De acordo com dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), nenhuma cidade da região Sul registrou sequer 80 milímetros de chuva no mês de abril, sendo que o normal para época do ano é entre 100 e 130 milímetros. “Além do período sem chuva, precisamos ressaltar que vivemos um momento de isolamento e que algumas pessoas ainda não voltaram às suas atividades normais. Com isso, aumenta o consumo de água”, frisa Borba.

Segundo informações obtidas pela Defesa Civil, existe a previsão de chuva considerável apenas para o final da madrugada e início da manhã da próxima terça-feira (5) até a noite do dia seguinte, quando os acumulados de chuva podem ficar entre 40 e 60 milímetros.

O superintendente Regional Sul da Casan, Gilberto Benedet Júnior, destaca que ainda não existe o risco de desabastecimento de água em bairros de Criciúma, porém, acrescenta que é necessária a utilização moderada de água. “A Barragem do Rio São Bento já está com 3,15 metros abaixo do nível. Em princípio não há preocupação com a falta, mas temos que evitar o consumo desnecessário”.

Atenção com agricultura e pecuária

O período de estiagem preocupa também a Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), especialmente na agricultura e pecuária. “São áreas que necessitam muito do recurso hídrico. Com certeza um período desses, conciliado à falta de abastecimento iria trazer ainda mais prejuízo”, comenta a presidente da Famcri, Anequésselen Fortunato.

Visando a conscientização de crianças e adolescentes, o órgão realiza atividades voltadas ao meio ambiente, para alunos da Rede Municipal de Ensino. Uma delas é o projeto Amigos da Água, que mostra aos jovens a importância dos recursos hídricos da região.

Confira as dicas de consumo ideal de água:

1. Junte as roupas antes de lavar na máquina ou no tanque. Evite lavar uma ou duas peças por vez e aproveite a água do enxágue para lavar o quintal ou a calçada.

2. No supermercado, faça escolhas conscientes e opte por produtos que utilizam menos água no processo de fabricação.

3. Tome banhos rápidos e, ao se ensaboar, feche o registro.

4. Ao escovar os dentes, feche a torneira e, ao enxaguar a boca, utilize um copo com água.

5. Acione a válvula da descarga somente quando necessário e evite jogar objetos como papel e pontas de cigarro dentro do vaso porque, além provocar entupimento, necessitam de mais água para escoar.

6. Para economizar ainda mais, uma boa dica é optar por produtos que não utilizam água na limpeza em casa, por exemplo, nos vidros utilize um limpador específico. Esborrife o limpador para vidros e passe um pano seco em seguida.

7. Para limpeza das bancadas, use também algum produto que não precise ser dissolvido em água.

8. Uma das práticas mais comuns para a limpeza do chão é usar a mangueira. Para evitar que ela fique aberta desperdiçando água, utilize cloro no formado gel.

9. Para quem tem lava-louças, utilize-a com capacidade máxima, isso faz com que se use seis vezes menos água. Desta forma, a economia pode chegar até 97 litros por lavagem. Por exemplo, lavar a louça à mão, com a torneira aberta por 15 minutos, consome 117 litros de água. Enquanto isso, usando a máquina, o consumo é de apenas 20 litros.

10. Nas máquinas de lavar-louças, você consegue utilizar a quantidade correta de água, pois elas possuem dosadores que evitam o desperdício.

11. Para quem não usa máquina de lavar, o ideal é ensaboar toda a louça com a torneira fechada antes de enxaguar.

12. Para o fogão, o ideal é que se use um limpador cremoso. Desta forma, não é necessário usar água para a limpeza eficiente. Utilize algumas gotas em um pano úmido, passe em toda a superfície e em seguida passe um pano úmido sem o produto.

13. Para a limpeza do quintal, troque mangueira pela vassoura. Se for necessário que o mesmo seja lavado, reaproveite a água da máquina de lavar roupa para esta área.

14. Use o regador para molhar as plantas e jardins e opte por fazer de manhã ou à noite, quando a evaporação da água é menor.

15. Evite lavar o carro. Caso o faça, não lave carros com mangueira. Opte por baldes com água e pano.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito