Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Decreto da Amrec sem restrição à economia

Após reunião da manhã desta terça-feira, prefeitos devem assinar decretos até no máximo esta quarta-feira
Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 30/06/2020 - 15:12
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os prefeitos das 12 cidades da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), definiram os pontos do decreto que visa maiores restrições na busca por diminuir a proliferação do novo coronavírus (Covid-19). O texto deve ficar pronto até no máximo esta quarta-feira, 1º, cabendo a cada prefeito sancionar. 

O presidente da Amrec e prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin (PP), salienta que o decreto visa diminuir as aglomerações e conscientizar a sociedade. “Este trabalho que vem sendo discutido desde sexta-feira e foi trabalhado na segunda-feira entre os secretários e hoje (terça-feira) conseguimos fechar a edição do decreto que não restritivo no sentido da produção. Queremos deixar que todos trabalhem. O que precisamos é restringir são as aglomerações”, enfatiza.

O prefeito diz ainda que a comunidade precisa ter consciência e continuar com as medidas. “O cidadão precisa ter consciência da grande responsabilidade para nós podermos juntos, população, saúde, sistema epidemiológico conter o avanço do vírus. A ferramenta que estamos levando com este decreto, vai ajudar o cidadão, saber a conduta, como deve proceder no dia a dia, quais os cuidados, o porque dos cuidados. Cada um tem que fazer a sua parte. O decreto vai ajudar muito e com isso vamos conter o avanço da contaminação”, fala Magagnin, reforçando ainda que as medidas visam diminuir a ocupação dos leitos de hospitais que sofreu elevação nas últimas semanas. “Hoje estamos com aproximadamente 85% da ocupação e isso preocupa porque se nós não contermos a contaminação, nós vamos encher o hospital e a ocupação não pode, jamais, chegar a 100%, porque dai é considerada a batalha perdida. Todo mundo vai poder trabalhar, e trabalhando com cuidado nós vamos vencer mais esta etapa tão difícil que nós estamos passando”, completa.

O prefeito da Amrec relata ainda que cada município irá estipular as punições, já que depende de legislação própria.

A coordenadora da Comissão Intergestores Regional (CIR-Carbonífera) e secretária de saúde de Nova Veneza, Maristela Vitali Cúbico, também vê como positiva a ação em conjunto entre os prefeitos. “Esta reunião foi produtiva. Em conjunto os secretários pediram que os prefeitos se conscientizassem para tomar decisões à nível de Amrec e a partir deste momento isso se concretizou. Estamos trabalhando em conjunto, secretários, técnicos, prefeitos para que as decisões sejam tomadas à nível de região”, pontua.

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito