Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Décio Lima integra comitiva do Lula na África

Sebrae formaliza acordo de cooperação com INAPEM em Angola, por ocasião da visita do presidente Lula à África
Por Redação Criciúma, SC, 23/08/2023 - 17:42 Atualizado em 23/08/2023 - 17:45
Foto: Erivelton Viana/ Sebrae
Foto: Erivelton Viana/ Sebrae

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O presidente do Sebrae Décio Lima desembarca na cidade de Angola, nesta quarta-feira (23), para uma agenda extensa, que visa fomentar ações de promoção comercial e o intercâmbio junto ao Inapem, instituição congênere no país lusófono. Décio Lima se encontra com Lula, na sexta-feira (25).

Durante os três dias, a contar de quinta-feira, a delegação brasileira manterá encontros de trabalhos de alto nível com a direção do INAPEM - Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) e com parceiros estratégicos como o Banco Mundial, Banco Africano de Desenvolvimento e a Corporação Financeira Internacional, e um encontro de cortesia com o Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João.

O ponto mais alto desta missão e que constitui o objetivo principal da visita, será a assinatura formal do protocolo de cooperação entre o SEBRAE e o INAPEM. O documento será assinado durante a visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país ainda, nesta semana.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, essa aproximação é estratégica para os planos do Brasil na África, já que a Angola abriga a maior comunidade brasileira no continente (cerca de 15 mil pessoas), e o mercado demanda produtos e serviços que podem ser ofertados pelas pequenas empresas brasileiras.

 “O Sebrae, junto com o governo Federal, está olhando para fora e buscando viabilizar a internacionalização dos pequenos negócios. O memorando de entendimento entre o Inapem e o Sebrae simboliza a renovação das relações históricas de diálogo e cooperação entre as duas instituições”, destaca Décio. 

Startup Summit – Florianópolis

Hoje, uma comitiva composta por representantes de 7 países da comunidade lusófona e da América Latina está em Santa Catarina, para participar do mais importante evento de empreendedorismo e inovação do Brasil: o Startup Summit 2023, realizado pelo Sebrae. O chefe do Inapem, Alexandre Manuel, considerou relevante levar a experiência de Angola para os empreendedores durante visita feita ao Sebrae Santa Catarina. “Compartilhamos a nossa experiência sobre inovação e startups, pois precisamos dessa troca”, avaliou.

Relação bilateral

Angola é um dos principais parceiros comerciais do Brasil no continente africano. Em 2021, as exportações brasileiras para o país alcançaram US$ 408 milhões e as importações, US$ 169 milhões. As exportações do Brasil para Angola incluem carnes (15%), açúcar refinado (10%) e veículos rodoviários (10%). Já as importações são constituídas por petróleo (72%) e gás natural (27%).

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito