Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Décio Lima integra comitiva do Lula na África

Sebrae formaliza acordo de cooperação com INAPEM em Angola, por ocasião da visita do presidente Lula à África
Por Redação Criciúma, SC, 23/08/2023 - 17:42 Atualizado em 23/08/2023 - 17:45
Foto: Erivelton Viana/ Sebrae
Foto: Erivelton Viana/ Sebrae

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O presidente do Sebrae Décio Lima desembarca na cidade de Angola, nesta quarta-feira (23), para uma agenda extensa, que visa fomentar ações de promoção comercial e o intercâmbio junto ao Inapem, instituição congênere no país lusófono. Décio Lima se encontra com Lula, na sexta-feira (25).

Durante os três dias, a contar de quinta-feira, a delegação brasileira manterá encontros de trabalhos de alto nível com a direção do INAPEM - Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) e com parceiros estratégicos como o Banco Mundial, Banco Africano de Desenvolvimento e a Corporação Financeira Internacional, e um encontro de cortesia com o Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João.

O ponto mais alto desta missão e que constitui o objetivo principal da visita, será a assinatura formal do protocolo de cooperação entre o SEBRAE e o INAPEM. O documento será assinado durante a visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país ainda, nesta semana.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, essa aproximação é estratégica para os planos do Brasil na África, já que a Angola abriga a maior comunidade brasileira no continente (cerca de 15 mil pessoas), e o mercado demanda produtos e serviços que podem ser ofertados pelas pequenas empresas brasileiras.

 “O Sebrae, junto com o governo Federal, está olhando para fora e buscando viabilizar a internacionalização dos pequenos negócios. O memorando de entendimento entre o Inapem e o Sebrae simboliza a renovação das relações históricas de diálogo e cooperação entre as duas instituições”, destaca Décio. 

Startup Summit – Florianópolis

Hoje, uma comitiva composta por representantes de 7 países da comunidade lusófona e da América Latina está em Santa Catarina, para participar do mais importante evento de empreendedorismo e inovação do Brasil: o Startup Summit 2023, realizado pelo Sebrae. O chefe do Inapem, Alexandre Manuel, considerou relevante levar a experiência de Angola para os empreendedores durante visita feita ao Sebrae Santa Catarina. “Compartilhamos a nossa experiência sobre inovação e startups, pois precisamos dessa troca”, avaliou.

Relação bilateral

Angola é um dos principais parceiros comerciais do Brasil no continente africano. Em 2021, as exportações brasileiras para o país alcançaram US$ 408 milhões e as importações, US$ 169 milhões. As exportações do Brasil para Angola incluem carnes (15%), açúcar refinado (10%) e veículos rodoviários (10%). Já as importações são constituídas por petróleo (72%) e gás natural (27%).

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito