Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
CORONAVÍRUS - Saiba mais aqui

Das águas de Criciúma para as águas de Portugal 

Nadador Leonardo Schilling foi o convidado do programa Do Avesso desta quinta-feira, 23
Vitor Netto
Por Vitor Netto Criciúma - SC, 23/01/2020 - 14:28Atualizado em 23/01/2020 - 14:34
Foto: Vitor Netto
Foto: Vitor Netto

Aos seis anos de idade Leonardo Schilling iniciava sua carreira no mundo da natação. Após 20 anos praticando o esporte, ele coleciona campeonatos e medalhas. Com 680 medalhas penduradas no seu quarto, atualmente o nadador divide sua rotina com os treinos em Criciúma e viagens para Portugal, competindo pelo Benfica. 

O interesse pela natação nasceu quando não via nenhum outro esporte para praticar. "Aquelas pessoas que não fazia nada, que não sabia jogar bola. Então sobrou a natação", comenta. Leonardo começou na natação no Natação do Marista, competindo na Olichamp. 

Pouco tempo depois de sua atuação na natação, começou a ampliar os horizontes e competir e participar de grandes campeonatos. Na sua bagagem de competições, ele tem na lista passagens por Catar, Emirados Árabes, Estados Unidos, Argentina, Chile e Portugal. 

Chegada em Portugal

Durante todo o ano passado, Leonardo competiu pelo clube Benfica, de Portugal. A chegada dela no clube foi festejada com alegria. "Era algo que me veio na cabeça quando tinha uns 17 anos. Tenho um amigo que nadou também pelo Benfica, então eu acompanhava aquilo. Então além de competir em olimpíadas e campeonatos, também queria ir para Portugal", comenta.

Conforme o nadador, Portugal apresenta uma bela estrutura para o esporte. "É um país que tem uma estrutura militar. Tudo está pronto. Está tudo feito", explica. 

Treinamentos 

Leonardo treina diariamente, aproximadamente quatro horas diárias. A dedicação é fundamental para o sucesso. 

Principais campeonatos

Hoje Leonardo agrupa 680 medalhas em seu quarto, expostas para relembrar suas competições. "As medalhas mais importantes são a de vice-campeão brasileiro absoluto e de campeão português", coloca.