Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Daniela Reinehr e a polêmica do nazismo

Governadora interina se pronunciou sobre polêmica levantada em entrevista coletiva na terça-feira
Por Denis Luciano Florianópolis, SC, 29/10/2020 - 12:22 Atualizado em 29/10/2020 - 12:25
Foto: Maurício Vieira / Secom
Foto: Maurício Vieira / Secom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Ganhou repercussão a pergunta de um jornalista que tratou sobre nazismo na entrevista coletiva posterior à posse da governadora interina Daniela Reinehr (sem partido), na última terça-feira, 27, em Florianópolis. Ocorre que o pai de Daniela, Altair Reinehr, já publicou artigos nos quais relativiza o nazismo. Em um desses escritos, Altair escreve que "nas escolas dos países europeus, não se ensina a conhecer o governo de Hitler, nem o que era o nacional-socialismo, mas ensina-se a odiar ambos. E tudo isso em nome da democracia, da verdade e da 'liberdade de expressão'". Em seu histórico, Altair tem também testemunho a favor de um proprietário de revista que publica livros negacionistas do holocausto.

O jornalista que resgatou o tema na coletiva de terça questionou: "no começo da sua fala, a senhora agradeceu sua família. Seu pai, como professor de história, pregava em sala de aula o negacionismo do Holocausto judeu, inclusive utilizando livros de uma editora que foi condenada por contar mentiras sobre a Segunda Guerra Mundial. Agora que a senhora é governadora de Santa Catarina, a gente quer saber qual é a sua posição, se a senhora corrobora com essas ideias neonazistas e negacionistas sobre o Holocausto".

Em resposta, Daniela disse, na ocasião, que "eu realmente não posso responder, ser julgada ou condenada pelo que esse ou aquele pense". "Eu respeito as pessoas independentemente de seu pensamento, respeito os direitos individuais e as liberdades. E qualquer regime que vai contra o que eu acredito, contra esses elementos, eu repudio", reforçou. "Existe uma relação e uma convicção, que move a mim, que chama família. E me cabe, como filha, manter a relação familiar em harmonia, independente das diferenças de pensamento", frisou a governadora. "Eu acabei de ser julgada por atos de terceiros, e fui absolvida na comissão mista, que reconheceu que eu não tive participação alguma em atos praticados por terceiros. E eu realmente espero, daqui para a frente e em toda a história, ser julgada pelos meus atos", sublinhou.

Daniela publicou nota no fim da manhã desta quinta sobre o tema. Confira:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito