Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Curso de Enfermagem homenageia reitora Luciane Bisogin Ceretta

Espaço do Centro Acadêmico do curso passa a levar o nome da reitora e professora do curso
Por Redação Criciúma, SC, 30/06/2022 - 08:19 Atualizado em 30/06/2022 - 08:19
Foto: Mayara Cardoso/Agecom Unesc
Foto: Mayara Cardoso/Agecom Unesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A energia que emanava no Auditório Ruy Hülse na noite desta quarta-feira (29) foi diferente e especial. O local recebeu evento do curso de Enfermagem da Unesc, o qual comemorou a passagem dos 20 anos de história na graduação da Universidade e prestou homenagens. Entre os grandes fatos da noite esteve a oficialização da honraria concedida pelos acadêmicos do curso à reitora Luciane Bisognin Ceretta, que passa a emprestar o nome ao Centro Acadêmico do curso que faz parte das suas paixões na Instituição.

Enfermeira por formação, Luciane é referência na defesa da profissão e da luta pela saúde da família na região. A trajetória de sucesso da liderança não só na carreira como enfermeira e gestora em saúde, mas também como professora, pesquisadora e reitora da Universidade, são alguns dos motivos pelos quais a autoridade foi homenageada. A placa que oficializa o nome do Centro Acadêmico foi descerrada na noite de emoções a flor da pele.

Tocada pelas palavras de carinho e reconhecimento proferidas por acadêmicos e colegas, a reitora se deixou tomar pela emoção, contagiando os presentes com um momento de profunda comoção. "Eu geralmente não tenho problemas para falar em público e não costumo ficar sem palavras. Mas essa é uma oportunidade diferente. Diante de tantos desafios que nos são impostos, receber uma homenagem tão significativa como essa é algo que simplesmente não sei como agradecer. Serei eternamente grata e terei na memória este dia como uma lembrança muito especial nessa trajetória. Contem sempre comigo", declarou entre as homenagens.

Para a presidente do CA do curso, Gabriela Minhos Aldrovandi, é difícil resumir em algumas palavras o tamanho do significado do exemplo que a reitora representa para os colegas estudantes e profissionais. "Nós somos privilegiados por termos aqui uma mulher guerreira que representa onde podemos chegar. Temos um exemplo de protagonismo ao nosso lado e um grande orgulho para a profissão. Uma mulher que comanda uma Universidade deste tamanho com maestria e nos mostra que é possível. Se temos hoje todo esse universo é porque ela está à frente disso e merece todo o reconhecimento", destacou.

Vittor Teixeira, presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), acompanhou todo o público do auditório que aplaudiu de pé a homenageada da noite. Para ele, estar com o curso de Enfermagem já é sempre uma honra, ainda mais em momento de tamanha importância para a Universidade de forma geral. "Eu amo estar com o curso de enfermagem. Estar com vocês é sempre uma alegria, uma recepção calorosa e maravilhosa. Temos um curso forte que inaugura hoje seu novo CA que, não à toa, leva o nome da nossa reitora. Uma homenagem simbólica que muito representa e que acerta em cheio por reconhecer o trabalho de alguém que nunca poupou e nem poupa esforços em nome das causas da Universidade", acrescentou a liderança estudantil.

O papel de Luciane na enfermagem e na Unesc, para a professora do curso, Fabiane Ferraz, pode facilmente ser descrito como "o maior nome da enfermagem no Sul do estado e, quiçá, do estado de Santa Catarina". "Falo isso sem medo de errar. É algo necessário a ser dito. Desejo que consigamos sempre ter movimentos de liderança dentro da enfermagem e da academia inspirados por esse grande exemplo", avaliou.

Despedidas, aprendizado e condecorações

Além do descerramento da placa, o encontro desta quarta-feira contou ainda com a palestra proferida pelo convidado Gelson Luiz Albuquerque, que abordou a história das lutas políticas em nome da profissão. "As conquistas que temos hoje foram obtidas por meio de muito trabalho, luta e superação. As coisas não chegam sem que a categoria esteja unida buscando alcançar seus objetivos", pontuou.

A noite de emoção para o curso de Enfermagem contou ainda com a despedida dos acadêmicos da 10ª fase, que assistiram a vídeo especial e homenagem aos familiares.

A equipe do Centro Acadêmico aproveitou ainda a oportunidade para homenagear também os professores do curso com um vídeo especialmente produzido e protagonizado pelos alunos. A produção arrancou gargalhadas da plateia ao representar as principais características de cada professor e seus principais bordões de sala de aula.

Ao final do evento o curso fez ainda a entrega das premiações dos melhores trabalhos apresentados na Semana Acadêmica de Enfermagem e compartilhou um bolo de aniversário de 20 anos da graduação na Universidade.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito