Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Curso de Ciências Contábeis da Unesc promove tradicional evento "Imposto de Renda na Praça"

Ação é realizada por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, setor à disposição da comunidade
Por Redação Criciúma, SC, 07/04/2023 - 21:03
Foto: Arquivo/ Agecom
Foto: Arquivo/ Agecom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Mantendo a tradição de mais de uma década, o curso de Ciências Contábeis da Unesc está prestes a realizar a ação de extensão Imposto de Renda na Praça. Em 2023 serão duas edições principais: no dia 15 de abril, na Praça Nereu Ramos, em Criciúma, e no dia 6 de maio, na Praça Hercílio Luz, em Araranguá. O atendimento em ambas as datas ocorrerá das 9h às 12h, de forma gratuita com foco na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF).

A iniciativa é realizada em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal de Direitos do Idoso (CMDI), Rede do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), Sindicato dos Contabilistas de Criciúma (Sindicont) e Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Sul de Santa Catarina (Sescon Sul SC).

Conforme o coordenador do NAF da Unesc, professor Manoel Vilsonei Menegali, a ação em Criciúma contará com estrutura de 125 metros quadrados na qual serão realizadas apresentações ao longo de toda a manhã, além de transmissão ao vivo de programas de rádio.

Ainda de acordo com Menegali, para completar as ações, será realizada no dia 2 maio, data na qual é celebrado o Dia da Extensão, a terceira atividade alusiva ao assunto, oferecendo atendimentos gratuitos no campus da Universidade. "Todas essas ações são gratuitas e contarão com acadêmicos e professores à disposição para esclarecer dúvidas e dar direcionamento a todos que tiverem dúvidas sobre a declaração", destaca.

Nos eventos realizados nas praças centrais, em Criciúma e Araranguá, basta chegar ao local para ser atendido, sem necessidade de agendamento. Já para a ação no campus da Universidade, programada para a noite do dia 2 de maio, é possível realizar agendamento de horário por meio do Whatsapp (48) 3431 – 2678.

Incentivo à destinação de recursos a crianças, adolescentes e idosos

Contribuir para o fomento de ações voltadas à garantia dos direitos das crianças, adolescentes e idosos é mais fácil do que muita gente imagina. Este também está entre os objetivos do curso de Ciências Contábeis.

Ao fazer a Declaração os contribuintes podem destinar até 6% do valor do imposto para os fundos municipais que amparam esses grupos. Conforme Menegali, em 2023 o prazo para prestar contas ao foi iniciado no dia 15 de março e encerra em 31 de maio.

"A Unesc, por meio do Curso de Ciências Contábeis, une-se a essas entidades para informar a todos os contribuintes também sobre a importância de realizarem a doação de parte do seu Imposto de Renda. É importante deixar estes recursos na nossa região, gerando o desenvolvimento local. Temos a grande satisfação de, nos últimos 12 anos, poder contribuir com isso", destaca o coordenador.

De acordo com o professor, quem opta pelo modelo completo da declaração pode destinar até 3% do imposto ao FIA e outros 3% ao Fundo do Idoso. As doações são feitas por meio do pagamento de uma guia (DARF) com o valor informado, que será abatido do imposto a ser pago. Entretanto, quem tem direito à restituição também pode contribuir. Nesse caso, o total doado será posteriormente acrescido ao montante a restituir.

Como fazer as destinações?

No programa utilizado para transmitir o documento haverá a opção "Doações Diretamente na Declaração". Nessa guia constam campos específicos para definir o valor a ser transferido e a possibilidade de escolher contribuir para os fundos municipais.

Após o preenchimento da declaração, o contribuinte precisará emitir a guia (DARF) com o valor a ser destinado às entidades atendidas pelo FIA e pelo FMI. O prazo para pagamento neste ano encerra em 31 de maio. Com isso, a quantia será abatida do imposto devido ou acrescida às restituições.

Serviços gratuitos

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal é voltado a atender gratuitamente a população com menor poder aquisitivo, prestando orientações sobre assuntos das áreas contábeis e fiscais.

O setor está localizado no segundo andar do Bloco do Estudante, na Unesc. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. Os interessados podem entrar em contato por meio do WhatsApp (48) 3431-2678, do e-mail [email protected] ou, ainda, pelo Instagram @naf.unesc.

Confira quais serviços são disponibilizados pelo NAF:

  • agendamento de serviços na Receita Federal;
  • inscrição e regularização do CPF via web;
  • emissão de comprovante do CPF;
  • consulta da situação cadastral do CPF;
  • cálculo e emissão de DARF e GPS;
  • abertura de Microempreendedor Individual (MEI);
  • emissão de DAS-MEI;
  • extrato de processamento DIRPF;
  • consulta à restituição do IRPF;
  • emissão de DARF para pagamento de cotas do IRPF;
  • certidão negativa de débito;
  • criação do código de acesso ao e-CAC;
  • demonstração dos serviços disponibilizados no e-CAC;
  • situação cadastral do imóvel rural – CAFIR.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito