Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Crimes digitais fazem parte de uma nova dimensão do Direito

Liberdade de expressão não pode ficar acima do direito civil
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 29/11/2017 - 14:23 Atualizado em 29/11/2017 - 15:15
(foto: Érik Behenck)
(foto: Érik Behenck)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Brasil é um dos líderes em quantidade de usuários no Facebook, Twitter e YouTube. O comportamento das pessoas nem sempre é pacífico. Para controlar este grande fluxo, existem leis, assim como no mundo físico. O advogado e pesquisador em Direito Digital, Israel Rocha Alves, falou sobre situações delituosas na internet.

“Faz parte de uma nova dimensão de direitos, novas leis vem sendo construídas. Mas não é errado falar que é o mesmo direito, porém, em um novo aspecto. Precisamos ter uma ética virtual. Talvez devesse ter uma disciplina dessa nas escolas, para ensinar desde pequenos”, afirmou o advogado.

Recentemente um vídeo gravado por uma blogueira socialite gerou indignação, no conteúdo ela age com preconceito em relação a filha de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbanck, Titi, que tem quatro anos e foi adotada. Os usuários que passarem por situações como esta podem tomar algumas medidas.

“Os prints valem, é importante realizar atas notariais. Boletim de ocorrência, pedir representação de outra pessoa. Pode haver dificuldade para que o procedimento siga a diante, mas é importante que as pessoas não deixem pra lá”, garantiu Alves.

Segundo o advogado, embora em alguns casos seja exigida retratação, esta ação não chega aos mesmos destinos que o post ou comentário ofensivo atingiu. “Esse novo tempo de internet é acelerado, aparentemente elas se perderam na curva, não estão reduzindo. 95% das pessoas cometem crimes por serem sem noção. A liberdade de expressão não pode se sobressair aos direitos das pessoas”.

O acidente de sábado (25), que ocasionou na morte de um jovem casal, rapidamente se espalhou no meio digital, principalmente no WhatsApp, com o compartilhamento de fotos e vídeos. O advogado também falou de situação como esta.

“Com a lei não estamos conseguindo punir todas as pessoas que cometem. Antes de compartilhar esse tipo de conteúdo as pessoas deveriam saber se queriam isso para elas”, completou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito