Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Criciúma x Chapecoense: Tigre busca afastar 'lei do ex' e abrir vantagem no Catarinense

Equipes se enfrentam neste domingo (01), no Estádio Heriberto Hülse

Por Davi Brabos Criciúma, SC, 01/02/2026 - 08:00
No Majestoso, equipe carvoeira começa o mata-mata em busca do título catarinense - Foto: Celso da Luz/Criciúma
No Majestoso, equipe carvoeira começa o mata-mata em busca do título catarinense - Foto: Celso da Luz/Criciúma

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Criciúma inicia sua trajetória no mata-mata do Campeonato Catarinense, neste domingo (1°), contra a Chapecoense, no Estádio Heriberto Hülse. A partir das 18h, o Tigre recebe a Chape buscando abrir a vantagem no jogo de ida das quartas de final.

O jogo de volta está marcado para o próximo domingo (8), na Arena Condá, em Chapecó. Fora de casa, a equipe carvoeira irá decidir se avança para as semifinais, ou se segue para a Taça Acesc, em busca da vaga na Copa do Brasil de 2027.

LEIA MAIS

Transmissão

O Arena Som Maior começa a partir das 16h, com o repórter Enio Biz, direto do Estádio Heriberto Hülse. Por volta dos 15 minutos antes do apito inicial, o narrador Rafael Niero assume a jornada esportiva. 

Você pode acompanhar os melhores lances da partida em tempo real, com o lance a lance do Portal 4oito.

Criciúma

Com 3 gols, Diego Gonçalves é o artilheiro carvoeiro em 2026 - Foto: Celso da Luz/Criciúma

O Tigre chega para o confronto após a primeira semana completa de treinamentos da temporada, e conta com retornos importantes no time, mas pode ter mudanças na defesa.

Durante a semana, o zagueiro Luciano Castán, que lesionou o ombro contra o Concórdia e ficou dois jogos fora, retornou aos treinamentos e deve voltar ao time titular.

Por outro lado, a zaga irá contar com o desfalque de César Martins. Para o lugar dele, o técnico Eduardo Baptista deve promover a estreia de Jean Irmer, volante que jogaria improvisado, ou a entrada de Marcinho, em uma função mais recuada. Com isso, a escalação do Criciúma deve ser:

PROVÁVEL CRICIÚMA: Alisson, Jean Irmer (Marcinho), Rodrigo e Castán; Waguininho, Gui Lobo, Eduardo, Marcelo Hermes e Jhonata Robert; Diego Gonçalves e Nicolas. TÉCNICO: Eduardo Baptista

Chapecoense

O Verdão do Oeste não teve uma semana completa de trabalhos, pois estreou no Brasileirão Série A na quarta-feira (28), diante do Santos. Na Arena Condá, a Chape venceu a equipe santista por 4 a 2, com gols de Higor Meritão e Jean Carlos, que tiveram passagens recentes no Tigre. O confronto marcou, também, a estreia do atacante congolês Yannick Bolasie, ex-Criciúma.

Jean Carlos jogou a Série B pelo Criciúma em 2025 - Foto: Rafael Bressan/Chapecoense

A Chape chega para o confronto deste domingo com apenas um desfalque: o zagueiro João Paulo, que está suspenso. Mesmo em meio ao Campeonato Brasileiro, a tendência é de que a equipe de Chapecó use os titulares na partida válida pelo estadual.

Com o único desfalque sendo na defesa, o time ainda conta com o retorno do zagueiro Bruno Leonardo, capitão do clube em 2025. Recuperado de uma lesão que o tirou da pré-temporada e do início de 2026, ele deve formar o trio de zaga com Victor Caetano e Eduardo Doma.

As informações foram cedidas pelo repórter Mathias Brasil, setorista da Chapecoense na Rádio Oeste Capital, de Chapecó.

Bolasie

O atacante de 36 anos, que teve uma passagem marcante pelo Criciúma em 2024, na Série A, agora está na Chapecoense, e deve fazer a sua estreia no Catarinense justamente contra o Tigre. O congolês viajou junto com a delegação e estará disponível para o confronto deste domingo, no Estádio Heriberto Hülse, mas deve começar no banco de reservas.

PROVÁVEL CHAPECOENSE: Léo Vieira, Marcos Vinícius, Victor Caetano, Bruno Leonardo, Doma e Walter Clar; Camilo, Carvalheira e Giovanni Augusto; Ítalo e Marcinho. TÉCNICO: Gilmar Dal Pozzo

Arbitragem

Tigre teve 27 jogos apitados pelo árbitro - Foto: Miguel Locatelli/Athletico-PR

Para o confronto das quartas de final, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) já definiu a escala de arbitragem. O árbitro será Rodrigo D'Alonso Ferreira, do quadro da FIFA.

Ausente na última rodada da fase de grupos, o VAR retorna para a segunda fase do Catarinense. Neste domingo, o árbitro responsável pela tecnologia na partida será Rafael Traci.

  • Árbitro: Rodrigo D'Alonso Ferreira (FIFA)
  • Assistentes: Alex dos Santos e Henrique Neu Ribeiro
  • Quarto árbitro: Roberto Natanael Ferreira
  • VAR: Rafael Traci

Histórico

Rodrigo D'Alonso Ferreira já apitou 27 jogos do Criciúma na carreira, entre 2011 e 2025. Com ele no apito, são 9 vitórias, 10 empates e 8 derrotas, totalizando um aproveitamento de aproximadamente 45,7%

Campeonato Catarinense

Fase final do estadual começou neste final semana - Foto: Arquivo/4oito

A fase decisiva do Campeonato Catarinense começou nesse sábado (31), com a vitória do Avaí, fora de casa, sobre o Camboriú, e o empate entre Barra e Santa Catarina. Veja, abaixo, os demais jogos das quartas de final.

Quartas de final

  • Camboriú 1 x 2 Avaí
  • Barra 1 x 1 Santa Catarina
  • Concórdia x Brusque
  • Criciúma x Chapecoense

Copyright © 2026.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito