Neste sábado (14), o Parque Astronômico Albert Einstein E=mc² tem programação especial em alusão a Noite Internacional de Observação da Lua, evento anual criado pela National Aeronautics and Space Administration (NASA). Entre os meses de setembro e outubro, o satélite natural está na fase crescente, sendo este o melhor momento para observação de determinadas estruturas, como a paisagem lunar e suas crateras.
Com o objetivo de incentivar o interesse pela ciência e exploração planetária, o Parque Astronômico, localizado no Morro Cechinel, em Criciúma, estará aberto para visitação das 9h às 21h, sendo que as sessões de observação da lua com telescópios serão realizadas das 19h às 21h.
Os visitantes também terão a oportunidade de participar das sessões no planetário, que ocorrem às 19h, às 20h e às 20h30. A programação também inclui a exibição do filme "De volta à Lua", que conta a história de uma corrida espacial, espaço para desenhos, e outras atividades. A entrada é gratuita.
Observação da super Lua e Eclipse Lunar
Na terça-feira (17), a partir das 19h, o Parque Astronômico Albert Einstein E=mc² terá sessões de observação de dois fenômenos astronômicos: a superlua, seguida de um eclipse parcial. A participação das sessões com telescópio no parque municipal é gratuita.
O fenômeno "Superlua" ocorre quando o satélite está a 90% ou menos da sua máxima aproximação da terra, aparentando estar maior e com o brilho mais intenso. Na mesma noite será possível observar um eclipse lunar, que ocorre quando a superfície da Lua é inteira ou parcialmente ocultada pela sombra da Terra. Esse fenômeno ocorre quando a Lua e o Sol estão alinhados e a Terra está posicionada entre os dois corpos celestes. Para a região de Criciúma será um Eclipse Lunar Parcial, pois a sombra da Terra será projetada em apenas uma parte do satélite.
Colaboração: Shaiane Corrêa/Prefeitura de Criciúma