Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciúma terá duas "motolâncias"

Motos serão usadas pelo Samu para agilizar o atendimento inicial
Por Redação Criciúma, 05/04/2024 - 17:00 Atualizado em 05/04/2024 - 17:01
Foto: Marco Favero/Secom
Foto: Marco Favero/Secom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Criciúma receberá duas motos para o Samu. Os veículos ainda serão comprados e os técnicos de enfermagem que pilotarão vão receber treinamento. As “motolâncias” são usadas em situações em que há necessidade de um atendimento inicial muito rápido, antes da chegada da ambulância com a equipe completa.

O anúncio foi feito pelo Governo do Estado após a aprovação por parte da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da comissão formada por gestores estaduais e municipais, a chamada Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Outras duas serão compradas para Florianópolis.

Para Dionisio Medeiros, diretor de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel, as motolâncias podem cumprir um papel importante para o Samu. “Temos maior mobilidade, acesso às áreas difíceis, tempo resposta mais rápido, custo operacional mais baixo devido menor consumo de combustível e manutenção mais acessível, flexibilidade em situações de emergências, como em shows, festivais ou eventos esportivos e a praticidade em dar assistência imediata”, explica.

As motolâncias são pilotadas por um técnico de enfermagem treinado para realizar o primeiro atendimento emergencial ao paciente.

Elas estão equipadas com o essencial para a prestação de cuidados com a saúde, como desfibriladores, materiais para controle de hemorragias, equipamentos para suporte básico de vida e outros suprimentos médicos. As motos servem como apoio das Unidades de Suporte Básico (USB) e das de Suporte Avançado (USA), como são chamadas as ambulâncias do Samu.

“Ao complementar as ambulâncias tradicionais, as motolâncias dão mais chances de sobrevida, pois os profissionais trabalham em situações em que cada minuto conta, como em casos de parada cardíaca ou trauma grave”, detalha Marcos Fonseca, superintendente de Urgência e Emergência.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito