Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciúma: Secretaria de Educação promove gincana sobre o processo de reciclagem

Projeto tem o objetivo de conscientizar os estudantes sobre o descarte correto dos resíduos para proteger o meio ambiente
Por Redação Criciúma, SC, 06/07/2022 - 20:39
Foto: Divulgação/ Decom
Foto: Divulgação/ Decom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Conscientizar sobre o descarte correto de resíduos sólidos e o processo da reciclagem aos alunos da rede municipal de ensino de Criciúma, é o objetivo do projeto chamado 'Minha Escola Consciente'. A atividade, que é composta por uma gincana de coleta de resíduos, promovida pela Secretaria de Educação em parceria com a Diretoria de Meio Ambiente de Criciúma (DMACRI) e com o Fundo do Saneamento Básico (FUNSAB), foi lançada nesta quarta-feira (6).

Segundo a coordenadora do projeto, Rúbia Acordi, considerando que a degradação ambiental é uma grande preocupação dos governos e sociedade, são necessárias ações educativas preocupadas com as condições de vida das gerações futuras. "Assim, por meio do projeto Minha Escola Consciente, os envolvidos nas Unidades de Ensino, como os professores, famílias e estudantes, contribuem para que Criciúma seja uma cidade mais limpa", ressaltou.

Ainda conforme a coordenadora, as coletas iniciarão no dia 1º de agosto e terminarão no dia 2 de novembro deste ano e, após o período de coleta dos resíduos nas Unidades de Ensino, a gincana será constituída por uma prova única. Será somada a pesagem dos resíduos recicláveis entregues na Unidade de Ensino e recolhidas pela Diretoria de Meio Ambiente, contribuindo no aprendizado e mostrando aos alunos a importância da proteção com o meio ambiente no município.

Benefícios no ato de reciclar

De acordo com a diretora de Meio Ambiente, Anequésselen Bitencourt Fortunato, essa gincana além de trazer diversão aos alunos no processo de aprendizagem, também proporciona benefícios ao meio ecológico na cidade. Principalmente, porque será feito o reaproveitamento de materiais e, consequentemente, a diminuição do consumo de matéria-prima.

"Conseguir trabalhar mais o processo de coleta seletiva nas escolas é de extrema importância ao município, porque isso intensifica os nossos projetos de educação ambiental e conscientiza cada vez mais as crianças que são nossos disseminadores de conhecimento. Como resultado, os conhecimentos adquiridos serão passados para as futuras gerações beneficiando cada vez mais o nosso meio ambiente", enalteceu.

Todos os resíduos coletados por meio das BAGs que estarão presentes nas Unidades de Ensino serão destinados às cooperativas de catadores onde serão reciclados posteriormente. "Sendo assim, o controle de peso de cada participante da gincana será controlado através do aplicativo 5R e, ao final teremos o somatório total em quilos entregues de cada Unidade de Ensino que participou do projeto", completou o presidente do Fundo de Saneamento Básico, Luiz Juventino Selva.

 Processo de premiação

A vencedora da gincana será a Unidade de Ensino que obtiver a maior pesagem total dos resíduos recicláveis. Como, por exemplo: papelão, papéis, jornais, plásticos, latas, isopor, caixas, metais e vidros entregues dentro do período de realização da gincana. O resultado será divulgado no dia 10 de novembro.

"A gincana será direcionada para as APPs, aos Grêmios Estudantis e aos professores responsáveis por divulgar e organizá-la na Unidade de Ensino. Desse modo, será declarado o vencedor da gincana quem obtiver a maior pesagem total, per capita, dos resíduos recicláveis entregues dentro do período de realização da gincana. As premiações serão um parque infantil em formato de avião e uma excursão para o parque temático Beto Carrero World", destacou Rúbia Acordi.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito