A Rua da Gente, ao lado do Parque das Nações, no bairro Próspera, será o local da 7ª edição da Parada LGBTQIAPN+ em Criciúma, no domingo (16). O evento é gratuito e aberto ao público, com expectativa de reunir cerca de 6 mil pessoas. Segundo um dos responsáveis pela organização, Luccas Gonçalves, as atrações foram selecionadas por meio de inscrições abertas a artistas de todo o estado, priorizando talentos da região. “Além de representar a diversidade, buscamos fortalecer a cena artística local”, afirmou.
A Parada também tem caráter de visibilidade e resistência, conforme Gonçalves, “Criciúma ainda carrega o estigma de ser uma cidade conservadora. Mas, ao mesmo tempo, é lar de uma diversidade humana plural. Pessoas LGBT+ que existem, resistem e constroem essa cidade todos os dias. São trabalhadores, artistas, estudantes, profissionais que fazem a cidade se mover e prosperar”, explicou.
Ele também destacou que o movimento é um ato de reconhecimento. "A Parada LGBT+ é, portanto, um ato de reconhecimento e celebração dessas vidas que seguem, muitas vezes, invisibilizadas. É uma forma de ocupar o espaço público com orgulho e de afirmar que nossa existência é legítima, necessária e parte da história local. A Parada é mais do que uma festa: é um gesto de resistência, amor e pertencimento. É a lembrança de que Criciúma é de todos, e que a cidade só será realmente justa quando todas as suas pessoas puderem viver com liberdade, respeito e orgulho", acrescentou.
A programação inclui apresentações musicais e artísticas de artistas regionais, além de ações de conscientização e fortalecimento da comunidade. A participação é aberta a todos, sem necessidade de inscrição.

DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!