Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciúma registra uma tonelada de fios furtados em 15 meses

Os locais com maior incidência dos roubos são os bairros Pinheirinho, Santo Antônio, Milanese e Santa Augusta
Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 05/04/2022 - 17:53 Atualizado em 05/04/2022 - 17:53
Celesc adverte para os riscos de manusear redes energizadas / Divulgação
Celesc adverte para os riscos de manusear redes energizadas / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os casos de furtos de fios de energia elétrica em Criciúma vêm sendo cada vez mais frequentes e causando prejuízos em espaços da cidade. Segundo a Celesc, aproximadamente uma tonelada de fios foram roubados nos últimos 15 meses.

A Celesc Distribuição é responsável pelo suprimento de energia elétrica para aproximadamente 92% do território catarinense. A prática de furto de fios é recorrente a nível nacional. Em Criciúma todos os bairros possuem registros, mas a maior quantidade está concentrada nos bairros Pinheirinho, Santo Antônio, Milanese e Santa Augusta.

Em 2021 foram cerca de 300 chamadas atendidas pela Celesc devido a furtos de fios. Em nota, a companhia informou que “o prejuízo financeiro é enorme, pois além do material temos o custo social dos furtos com paralisação das atividades comerciais, de educação, etc”.

Leia também - Até setembro, Via Rápida estará iluminada

Consequências

Para revendê-los em estabelecimentos que fazem a receptação dos itens roubados, os criminosos se expõem ao risco de choque elétrico. “Qualquer pessoa que entra em contato com a rede sem o devido preparo e material de proteção adequado está sujeita à descarga elétrica que pode levar à morte”, alerta a Celesc, na mesma nota.

As consequências dos furtos de componentes da rede elétrica envolvem risco de choque elétrico, perda de material, danos à rede, prejuízo financeiro e transtorno para a população com a interrupção do fornecimento de energia.

Como proceder

A colaboração dos consumidores no combate a essa prática é importante e pode ser feita por meio de denúncias. Em caso de furto, é necessário contatar imediatamente a Polícia Militar (191) e a Celesc pelo 08000 048 0196, além de registrar um boletim de ocorrência junto à Polícia Civil.

Após o registro do consumidor, a Celesc faz a reposição dos cabos de condução de energia elétrica. Caso a fiação furtada não seja de propriedade da companhia, as equipes orientam os consumidores para que a reposição seja feita por um profissional habilitado para evitar acidentes com a energia elétrica.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito