Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciúma recebe evento internacional de xadrez

Competidores de nove países estarão na cidade
Por Redação Criciúma, SC, 03/01/2024 - 16:12 Atualizado em 03/01/2024 - 16:12

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

De 12 a 18 de janeiro, Criciúma sediará a 2ª edição do Criciúma Chess Open, marcando o início do circuito de torneios internacionais de xadrez no Brasil para a temporada de 2024.

A cerimônia de abertura será dia 12 de janeiro, às 18h30, na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). Durante uma semana os competidores disputarão dezenas de partidas, e a cerimônia de encerramento esta marcada para as 14h do dia 18 de janeiro.

O torneio reunirá atletas de nove países: Argentina, Bolívia, Brasil, Cuba, Israel, Itália, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Profissionais e amadores se desafiarão nos tabuleiros de xadrez nas duas categorias.

"Este é o segundo ano consecutivo que realizaremos o evento. Iniciamos 2024 com tudo, abrindo a agenda de competições que promete muito para o esporte criciumense. Fica o convite para que o público acompanhe este evento internacional que reúne atletas de renome internacional da modalidade", ressalta o presidente da FME de Criciúma, Martinho Mrotskoki Neto.

O evento conta com a organização da Fundação Municipal de Esporte (FME) de Criciúma, Associação Sul Catarinense de Xadrez (ACX) e da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), além da chancela da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e Federação Internacional de Xadrez (FIDE).

Sobre o Criciúma Chess Open

O Criciúma Chess Open será dividido em duas categorias: A1700, destinada a jogadores profissionais com classificação acima de 1700 pontos, e a categoria Sub 1800, dedicada a jogadores amadores com menos de 1800 pontos de rating FIDE.

Serão nove rodadas, com ritmo de 1 hora e 30 minutos, mais 30 segundos de acréscimo por lance.

Turismo e competições

Durante a semana os participantes farão visitas guiadas ao Parque Astronômico Albert Einstein, ao Mirante e à Mina Modelo.

"Este promete ser um evento memorável, reunindo enxadristas de diferentes partes do mundo. Além de ajudar a promover os potenciais turísticos e culturais de Criciúma e região, o evento possibilitará que os atletas de xadrez atendidos pela FME de Criciúma vivenciem uma competição internacional de altíssimo nível e tenham a oportunidade única de interagir com alguns dos melhores atletas da América Latina", projeta o coordenador de Xadrez da FME, Claudionor Alcides Lima Pirola.

--

Colaboração: Jatene Macedo/FME

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito