Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciúma participa da Campanha Setembro Verde

Mutirão de colonoscopia e atividades de conscientização movimentam profissionais da área
Por Redação Criciúma, SC, 10/09/2019 - 22:10 Atualizado em 10/09/2019 - 22:39
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Setembro é considerado o mês de conscientização e prevenção ao câncer de intestino e várias ações são realizadas em Santa Catarina promovidas pelas Sociedade Catarinense de Coloproctologia –SCCP, Sociedade Catarinense de Gastroenterologia – SCG e a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva Estadual SC – SOBED-SC. No Brasil, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), este tipo de tumor é o segundo mais comum entre as mulheres e o terceiro entre os homens.

Diante da importância do tema, Criciúma receberá no próximo sábado, 14, pelo terceiro ano consecutivo, um trabalho de divulgação e conscientização sobre o câncer de intestino na Praça Nereu Ramos. A ação da Liga de Gastroenterologia da UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense) terá distribuição de material educativo, orientação para a comunidade, testes rápidos para hepatites B, C e glicemias e verificação da pressão arterial. Em caso de chuva o evento será transferido para o dia 21 de setembro.

Ainda em Criciúma, um mutirão com 50 colonoscopias em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) será realizado no dia 21, na Clinigastro Medicina Integrada. De acordo com médico gastroenterologista Manoel Cardoso, este tipo de ação é importante para conscientizar as pessoas e identificar precocemente os tumores. Quando diagnosticado precocemente o câncer colorretal é altamente curável. 

Em Florianópolis, o mutirão de colonoscopia acontece durante todo o mês de setembro no Hospital Universitário (HU). Chamado de mutirão de aceleração, o objetivo é realizar cerca de 200 exames no mês, quatro vezes mais do que em 2018, e acelerar o andamento da fila do SUS. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito