Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciúma já vacinou mais de 2,8 mil contra o sarampo

A campanha de vacinação iniciou no dia 10 de fevereiro e irá seguir até 13 de março
Por Redação Criciúma, SC, 26/02/2020 - 15:10 Atualizado em 26/02/2020 - 17:18
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O sarampo é uma doença contagiosa que se espalha facilmente pelo ar e permanece no ambiente por até duas horas, podendo ser transmitida através da respiração, tosse ou espirros. Em Criciúma, mais de 2,8 mil pessoas entre seis meses e 49 anos já tomaram a vacina da tríplice viral, que imuniza contra a doença, e mais de 9 mil tiveram suas carteiras de vacinas averiguadas, segundo dados atualizados pela Secretaria Municipal de Saúde. A campanha de Vacinação iniciou no dia 10 de fevereiro e irá seguir até 13 de março.

Em Santa Catarina, foram notificados 22 casos suspeitos, tendo quatro deles confirmados e estando distribuídos em Joinville (2), Guaramirim (1) e Jaraguá do Sul (1). Desses casos, 18 ainda estão em investigação ou reteste, conforme o protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde (MS). "É importante conscientizar as pessoas sobre a importância da vacinação, ainda mais que está tão perto da gente, antigamente os casos estavam acontecendo em estados mais afastados. Além disso, é um vírus que se propaga bem fácil, uma pessoa contaminada pode passar a doença para até outras 18 pessoas", destaca a enfermeira do Programa de Imunização de Criciúma, Liane Magnus da Silva.

A segunda etapa da campanha já está prevista para o mês de agosto. O estoque da vacina segue normalizado na região sem riscos de zerar, são duas doses para pessoas até 29 anos e uma para quem tem de 30 a 49 anos. A única forma de prevenção é através da vacina e os sintomas são febre, conjuntivite ou coriza, e tosse.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito