Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciúma irá receber Semana do Sono 2019

Evento promovido pela Associação Brasileira do Sono ocorre de 11 a 17 de março, em todo o país
Por Redação Criciúma, SC, 08/03/2019 - 13:31 Atualizado em 08/03/2019 - 13:37
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Mais uma vez Criciúma receberá a Semana do Sono promovida pela Associação Brasileira do Sono (ABSONO). Sob o tema “Dormir bem é envelhecer com saúde”, a campanha deste ano pretende alertar sobre a saúde do sono de pessoas com mais de 50 anos. A ABSONO em Santa Catarina irá promover uma manhã de conscientização no dia 16 de março, das 9h às 12 horas, na Praça Nereu Ramos, em Criciúma.  

Com o passar dos anos a quantidade de horas de sono necessária aos idosos  acaba sendo reduzida comparada a outras faixas etárias. Uma criança na idade pré escolar, de 3 a 5 anos, por exemplo, necessita de 10 a 13 horas, enquanto um idoso precisa de 7 a 8 horas de sono. Segundo o presidente da ABSONO em Santa Catarina, Fábio José Fabrício de Barros Souza, pneumologista e especialista em medicina do sono, o principal objetivo da campanha é alertar a população sobre como se pode ter um sono reparador e com qualidade, além de advertir a respeito dos distúrbios do sono.

Conforme o especialista, mulheres idosas tem insônia frequentemente, assim como a Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) em homens idosos. “É importante lembrar que a AOS é uma doença que o paciente apresenta momentos de pausa na respiração associados a episódios de roncos significativos. Com o fechamento da garganta (apneia) ocorre a queda da oxigenação causando maior risco cardiovascular, como hipertensão, arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral”, pontua.

Um alerta importante é que se o sono não é reparador e o adulto sofre no dia seguinte com sonolência, irritabilidade e falta de concentração, mesmo dormindo uma quantidade de horas de sono considerada adequada, é possível que tenha algum distúrbio do sono. Nestes casos, a melhor orientação é procurar um especialista em Medicina do Sono para que seja submetido a polissonografia, exame que se passa a noite no laboratório do sono para detectar a presença de distúrbios do sono.

“Outra situação frequente é o uso de substâncias medicamentosas (benzodiazepínicos) para o sono, como o clonazepam. Estas medicações são boas para ansiedade, no entanto não são boas medicações para o sono, podendo resultar em efeitos de dependência e até mesmo alteração de memória. Queremos orientar a população que é possível envelhecer e apresentar um sono saudável, bom e reparador”, ressalta Fábio Souza.

Confira algumas dicas para ter uma noite de sono de qualidade:

  1. Evitar derivados da cafeína após às 18 horas;
  2. Evitar intensidade de luz após às 22 horas (se for deitar para ir dormir a meia noite, por exemplo);
  3. Evitar TV, luz branca, computador, tablet e celular;
  4. Evitar bebida alcoólica antes de dormir;
  5. Evitar refeições 3 horas antes de deitar;
  6. Tirar um cochilo após o almoço, de até 30 minutos (a soneca não é recomendada para pessoas que sofrem de insônia);
  7. Praticar atividade física regular, se possível de manhã ou a tarde;
  8. Climatizar o ambiente do quarto, sendo este silencioso e escuro;
  9. Evitar o uso de medicações para o sono sem orientação médica;
  10. Manter uma rotina regular em preparação para dormir e levantar;
  11. Ir para cama somente se tiver sono (Caso o sono não chegar, é recomendável uma leitura leve com luz branda amarela, deixando de lado a TV, por exemplo).

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito