A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) estreou em Criciúma uma nova tecnologia para diagnóstico de problemas nas redes de esgoto. O equipamento, uma câmera de alta definição em forma de sonda, já está em operação na Agência Regional Sul Catarinense, possibilitando a inspeção interna das tubulações e a identificação de irregularidades em até 100 metros de extensão.
Com investimento de R$ 130 mil por unidade, a inovação foi apresentada em uma capacitação para os profissionais da CASAN realizada este mês na cidade. Durante o treinamento, o equipamento permitiu a detecção precoce de uma deformação na rede, que será corrigida de forma preventiva, evitando maiores transtornos.
“Essa câmera representa uma evolução importante para a prestação de serviços e melhoria da qualidade do atendimento à população. É um avanço tecnológico no diagnóstico por imagem, auxiliando a tomada de decisão e agilizando ações de consertos, que serão realizados de forma mais rápida e assertiva”, afirmou Fernando Porporatti, gerente da Agência Regional Sul Catarinense.
Além da unidade de Criciúma, a tecnologia também está sendo implantada na Agência Regional da Serra. Novas câmeras devem chegar em Otacílio Costa no próximo mês, e outras duas estão previstas para Chapecó e Rio do Sul até o final deste ano.