Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Criciúma estimula abertura de empresas e geração de empregos

Ao longo de 2021, o Município aplicou uma série de medidas visando atrair investidores
Por Redação Criciúma, SC, 30/12/2021 - 11:21
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Criciúma lidera o empreendedorismo no Estado, segundo o ranking Connected Smart Cities, criado pela Necta e Urban Systems. A lista, divulgada no segundo semestre deste ano, é apenas um dos resultados das ações desenvolvidas em 2021 pela Diretoria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação. Com sede no Paço Municipal, a Diretoria trabalha no auxílio a empreendedores e na melhoria do ecossistema econômico e de inovação de Criciúma.

"Para evitar o fechamento de empresas em decorrência da Covid, a cidade optou, por exemplo, pela prorrogação do prazo de pagamento de tributos municipais por empresas afetadas pela pandemia. Também foi concedida, conforme lei municipal, imunidade tributária às atividades consideradas de baixo risco", explicou o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Aldinei Potelecki.

Ainda visando minimizar os impactos da doença na economia, Criciúma aderiu ao SC Bem Mais Simples, programa estadual que simplifica a abertura de negócios considerados de baixo risco sanitário. A partir de 2021, essas atividades não alteram a tipologia do imóvel, assim a taxa de lixo não é cobrada na modalidade comercial. Além disso, o município isentou empresas sem estabelecimento fixo da Taxa de Vigilância Sanitária, e revogou a cobrança da Taxa de Publicidade.

"Os últimos dados do Caged indicaram uma balança favorável na geração de empregos. Até novembro deste ano, tivemos um saldo positivo de 5437 postos de trabalho. Em breve, também colocaremos em prática a implementação do Loteamento Industrial do Verdinho, que é uma das muitas ações que visam atrair investidores e gerar mais renda para os criciumenses", afirmou o prefeito Clésio Salvaro.

Em julho, o Plano de Desenvolvimento Econômico (PEDEM), projeto da Administração Pública, se tornou lei após votação na Câmara de Vereadores. Ele tem como propósito fomentar e acompanhar o desenvolvimento econômico de Criciúma para os próximos 15 anos.

Casa do Empreendedor

Com o objetivo de orientar e ensinar, a Casa do Empreendedor estabeleceu o Calendário Anual de Consultorias, através do qual mais de 50 empreendedores foram capacitados com cursos de Finanças e Marketing. Em outubro, foi realizado no distrito do Rio Maina, a primeira ação da Casa do Empreendedor nos Bairros, para levar workshops e serviços prestados pelo setor diretamente à população.

Ao longo do ano, também foi desenvolvida a nova marca de Criciúma, através do Place Branding, estratégia que usa princípios de marketing para reforçar e divulgar aspectos locais. A Fiscalização de Alvará também passou a ser integrada ao setor, e o tempo de alvará excepcional para imóveis sem habite-se foi ampliado, possibilitando mais um ano de prorrogação. A partir de 2021 a Inscrição Municipal passou a ser de ofício, utilizando a entrada única de informações e documentos da junta comercial, agilizando a inscrição e deixando de exigir das empresas mais um protocolo e reapresentação de documentos.

Números

Segundo dados da Casa do Empreendedor, até novembro deste ano, foi registrado a abertura de 5280 empresas, o que representa um crescimento de 21% em relação ao ano anterior. A Casa realizou mais de 10 mil atendimentos, dos quais agora faz avaliação de qualidade. Mais de 2 mil empresas antigas, sem inscrição municipal, foram regularizadas, e o tempo de viabilidade para a abertura de empresas, que era de três dias em 2020, foi reduzido para 16 horas em 2021.

Copyright © 2021.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito