Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciúma disponibiliza acesso da população ao Sistema de Rastreamento de Frota

Acesso pelo Portal da Transparência permite verificação em tempo real de todos os 260 veículos da frota, com localização exata, inclusive com integração ao google street view e google maps
Por Redação Criciúma, SC, 05/07/2021 - 18:35
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A cidade mais transparente de Santa Catarina inova mais uma vez e coloca à disposição da população o Sistema de Rastreamento de Frota, permitindo o acesso da população em tempo real a detalhes sobre os 260 veículos do Município. Com a permissão, o cidadão pode ver detalhes que antes eram acompanhados pela Diretoria de Patrimônio e pelos gestores de cada pasta, como o tipo e a localização exata do veículo, se está ou não em movimento, placa, marca, modelo, velocidade, entre tantos itens disponibilizados inclusive para notificação dos responsáveis.

“Todos os cidadãos têm acesso ao sistema que antes era exclusivo do governo. Temos responsabilidade com o recurso público, e esta ferramenta na mão do contribuinte certamente vai auxiliar na fiscalização e otimização do serviço prestado”, destacou o prefeito Clésio Salvaro. Ainda segundo ele, a frota é praticamente toda nova, permitindo também mais economia para a cidade.

Conforme o diretor de Tecnologia da Informação, Thiago Ferro Pavan, o acesso ao sistema é fácil e, além de permitir o acompanhamento da frota, também está integrado a outras ferramentas que dão ainda mais transparência. “Para acompanhar o sistema é só entrar no site do Município criciuma.sc.gov.br, acessar o Portal da Transparência e clicar no botão veículos. Os ícones verdes são os carros em movimento e os vermelhos significa que estão parados. Cada ícone mostra o tipo e a placa do veículo, a marca, o modelo e a localização exata em tempo real, além de mostrar se o veículo está em regime de plantão 24h”, explicou o diretor, acrescentando que “o sistema ainda está integrado ao google street view e google maps”.

Fiscalização, denúncias e notificações

O principal objetivo da disponibilização do sistema para a população é a transparência, a fiscalização conjunta e a denúncia, que deve ser encaminhada por meio do contato telefônico 156 ou no próprio site do Município, no link Ouvidoria 156. As denúncias feitas pelos cidadãos e também o acompanhamento da Diretoria de Patrimônio, quando localizam eventuais irregularidades, irão gerar notificações a todos os responsáveis e a tomada de providência conforme a necessidade. “Uma equipe foi formada para fazer a fiscalização e acompanhar diariamente o trajeto dos veículos. Este trabalho já vinha sendo feito internamente e agora externamos para o cidadão. Pelo sistema, o gestor recebe a notificação para averiguar a veracidade de eventuais denúncias, e deve tomar as providencias cabíveis”, afirmou o diretor de Patrimônio, Henderson Giassi.

Ainda de acordo com o setor, a partir desta semana o sistema vai gerar alertas para algumas situações da frota. “Seremos avisados quando os veículos saírem do município, quando forem ligados após o horário de expediente (fora do plantão 24h) e também sobre detalhes ligados à manutenção, como a vida útil da bateria, média de combustível, entre outros”, explicou Alan Nunes Cardoso, gestor de Frota do Município. Segundo ele o sistema também fornece histórico de todo o trajeto feito por determinado carro desde o início da implantação do sistema de rastreamento.

Cidade mais transparente de SC

Criciúma foi considerada a cidade mais transparente de Santa Catarina, a segunda do Sul do país e a 9ª em todo o Brasil. O mérito do município veio pelo recebimento da nota 9.95 na 2ª edição da Escala Brasil Transparente (EBT) - Avaliação 360°, realizada pela Controladoria Geral da União (CGU). Para chegar ao resultado, foram avaliados 665 municípios com mais de 50 mil habitantes.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito