Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciúma deve receber vacina Pentavalente somente em fevereiro

Criciúma e região estão com estoque zerado desde o mês de dezembro
Por Paulo Monteiro Criciúma, SC, 08/01/2020 - 10:03 Atualizado em 08/01/2020 - 10:06
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A falta da vacina Pentavalente vem sendo motivo de preocupação em toda a área de saúde de Santa Catarina nos últimos meses. Em 2019, o estado catarinense recebeu menos do que a metade das doses necessárias. Em Criciúma e região a situação não é diferente, e o estoque destas vacinas segue zerado desde o mês de dezembro.

De acordo com a enfermeira técnica do setor de imunização da Vigilância Epidemiológica de Criciúma, Kelly Barp Zanette, o município já vinha atuando com doses reduzidas da vacina nos últimos meses do ano passado. “No mês de outubro recebemos em torno de 300 doses, em novembro, foram 500. Já em dezembro, nenhuma dose foi recebida”, destacou a enfermeira.

A vacina é repassada aos municípios através do Ministério da Saúde (MS) e, segundo Kelly, não deve chegar à Criciúma e região no primeiro mês de 2020. “O estado nos informa, no quantitativo de vacinas que iremos receber na próxima semana, que a Pentavalente não será recebida novamente. A informação extraoficial que temos é que provavelmente no mês de fevereiro a região de Criciúma deve começar a receber a vacina novamente”, concluiu a enfermeira.

A Pentavalente é aplicada em crianças de 2, 4 e 6 meses de idade, e reforçada em crianças a partir de 1 ano, e ajuda a prevenir cinco tipos de doenças: Meningite, Tétano Acidental, Coqueluche, Difteria e Hepatite B. 

Tags: vacinas

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito