Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciúma: Cresce estoque de plasma para combater a Covid-19

O Plasma Convalescente está sendo usado em pessoas com sintomas mais graves de coronavírus
Por Gregório Silveira Criciúma, SC, 03/09/2020 - 15:40 Atualizado em 03/09/2020 - 15:44
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Estoques de Plasma Convalescentes vem crescendo aos poucos no Hemosc de Criciúma, responsável por abastecer principalmente hospitais da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) e da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e parte da Amurel (Municípios da região de Laguna).

Como funciona 

Quando uma pessoa contrai um vírus, como a Covid-19, seu sistema imunológico cria anticorpos que são encontrados no plasma, para combater o vírus. Esse é o chamado Plasma Convalescente.

"Tivemos bastante comparecimento sim. Mas os critérios acabam restringindo um pouco a captação final", afirma Rafael Luiz da Silva coordenador do Hemosc de Criciúma.

Quem pode Doar 

Para ser um doador de Plasma Convalescente o candidato ou canditada, tem que ter idade entre 18 e 60 anos, pesar mais de 60KG, ter exame de diagnóstico laboratorial de Covid-19, estar saudável e sem sintomas há 30 dias, estar com documento oficial com foto e no caso das mulheres nunca ter engravidado, incluindo aborto. 

Como funciona

O Plasma Convalescente é então transfundido em uma paciente com sintomas graves da Covid-19. O objetivo é fornecer um impulso ao sistema imunológico do paciente e pode auxiliar na recuperação.
"Depois que extraímos o plasma esse fica à disposição dos hospitais conveniados que requisitam em caso de necessidade. O mesmo processo já foi usado no combate a Gripe Espanhola, por exemplo", adianta Rafael.

Estoque 

Com relação as doações regulares a queda foi sentida pela regional de Criciuma. De uns meses pra cá pelo menos 15%.  Os tipos sanguíneo com menos estoques são  A + e o B -.

Reforços no Hemosc

O coronavírus mudou muito também a rotina dos hemocentros espalhados por todo o Brasil. No de Criciúma, na semana passada, foram pelos menos três afastamentos de profissionais por suspeita de terem contraído Covid-19. A unidade porém vai ganhar reforça em breve na área laboratorial, mais especificamente para o cargo de Assistente de Laboratório I.

O motivo é que a Fundação de Apoio ao Hemosc e Cepon, Fahece, está contratando profissionais para os Hemocentros Regionais de Joinville, Blumenau, Criciúma e Chapecó. "Sempre é bom o reforço. Com os afastamentos há necessidade de alguns profissionais fazerem hora extra", alega Rafael. 

Entre os benefícios estão vale-transporte, refeição, prêmio por desempenho, plano de saúde, seguro de vida, convênio com universidades e farmácia.  

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito