Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Criciúma conquista medalha diamante na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2025

EMEB Marechal Rondon é a única escola de Santa Catarina a conquistar o reconhecimento absoluto

Por Redação Criciúma, 13/08/2025 - 17:48 Atualizado há 3 horas
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Mais uma vez, Criciúma se destacou a nível estadual na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF). Durante a edição de 2025, a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Marechal Rondon foi a única de Santa Catarina a conquistar medalha diamante, reconhecimento exclusivo para os destaques absolutos. Além disso, outras 58 premiações nacionais e 62 regionais foram obtidas por 70 turmas de 26 escolas participantes da competição, que reuniu estudantes de todo o país para resolver desafios de lógica, aritmética e análise combinatória em equipe.

“O excelente desempenho dos nossos estudantes em uma competição de alto nível como essa é motivo de orgulho. Esse resultado é reflexo de um trabalho sério, feito por professores comprometidos e por alunos dedicados, com potencial para competir com jovens de todo o mundo, elevando o nível da educação de Criciúma para internacional”, ressaltou o prefeito Vagner Espindola.

Na etapa nacional, além da medalha diamante conquistada pela turma do 4º ano da EMEB Marechal Rondon, quatro turmas receberam medalha de ouro, 14 turmas conquistaram a prata, 30 turmas garantiram o bronze e outras dez receberam menções honrosas. Já na etapa estadual, Criciúma obteve seis medalhas de ouro, 19 de prata e 37 de bronze. A divulgação dos resultados está disponível no site oficial da edição brasileira, organizada pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (Rede POC).

A avaliação ocorreu em fase única, no período de 20 a 27 de maio, de forma presencial, nas próprias escolas. As provas foram resolvidas em grupo pelas turmas e exigiram raciocínio lógico, análise combinatória, domínio de grandezas e habilidades de trabalho em equipe. Divididas entre os níveis básico, para estudantes do 4° ao 6° ano do Ensino Fundamental; júnior, para alunos do 7° ao 9° ano; e sênior, para todas as séries do Ensino Médio, as avaliações também contaram com a inclusão de uma questão em língua estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês), estimulando competências linguísticas.

Segundo a secretária municipal de Educação, Geovana Benedet Zanette, o desempenho das turmas na competição demonstra a eficácia das estratégias pedagógicas aplicadas. “A OIMSF valoriza o raciocínio lógico, mas, também, a capacidade de pensar e agir em conjunto. Essa experiência fortalece o aprendizado e estimula competências que vão muito além da Matemática. Mais uma vez, as escolas de Criciúma mantém o pioneirismo em competições matemáticas de alto nível, entre as melhores do Brasil”, destacou a secretária.

Oportunidade para descoberta e aprendizado

Para a coordenadora de Matemática da rede municipal de ensino, Karine Luiz Calegari Mrotskoski, a participação dos estudantes em Olimpíadas de Matemática é uma oportunidade para descoberta e aprendizado, já que os problemas apresentados são contextualizados e envolvem diferentes conceitos.

“Por ser realizada em equipes, a prova da Matemática sem Fronteiras valoriza a importância da estratégia para chegar ao resultado, reconhecendo e aproveitando os saberes de cada integrante. Além disso, desenvolve habilidades como a comunicação entre os integrantes, fundamental para que todos contribuam e as soluções sejam construídas de forma conjunta”, explicou a coordenadora.

Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras

A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF) é realizada em diversos países e organizada pela Association Mathématiques san Frontières, sediada em Estrasburgo, na França. No Brasil, a MSF é coordenada pela Rede POC, com apoio da Embaixada da França, do Consulado-Geral da França em São Paulo e de instituições de ensino e pesquisa. Criada em 1990, a MSF tem como objetivo ampliar o interesse pela Matemática, estimular o uso de outros idiomas e reforçar a importância do trabalho em equipe, por meio do estudo dessa disciplina.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito