Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Criciúma comemora 146 anos de colonização e valoriza raízes: 'Data muito importante'

Prefeito destaca legado dos imigrantes italianos na formação do município

Por Geórgia Gava Criciúma, SC, 06/01/2026 - 09:15 Atualizado em 06/01/2026 - 09:42
Aniversário de colonização de Criciúma movimenta a Praça Nereu Ramos nesta terça-feira (6) | Foto: Sophia Rabelo/4oito
Aniversário de colonização de Criciúma movimenta a Praça Nereu Ramos nesta terça-feira (6) | Foto: Sophia Rabelo/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Hoje é dia de celebração em Criciúma. O município comemora, nesta terça-feira (6), 146 anos de colonização. As atividades alusivas à data iniciaram cedo, às 8h, com uma missa solene na Catedral São José.  

"É uma data muito importante, que retrata e reconhece aquelas famílias que saíram do Norte da Itália, da região do Vêneto, e aqui chegaram, em uma cidade totalmente diferente", relembrou o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, o Vaguinho, ao 4oito. 

LEIA MAIS

O chefe do Executivo municipal reforçou a importância de valorizar as raízes culturais e de preservar a memória dos colonizadores. “O 6 de janeiro é sempre um momento para reconhecer, celebrar e mostrar que todo o trabalho e o esforço daqueles que aqui chegaram valeram a pena”, pontuou.

Prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, durante as comemorações dos 146 anos de colonização | Foto: Sophia Rabelo/4oito

Vaguinho também destacou que Criciúma vive um período de transformação. Segundo o prefeito, o município teve, inicialmente, a agricultura como base econômica e, posteriormente, a extração do carvão mineral. Ao longo do tempo, a economia se diversificou, ao passar pelos setores do azulejo e da cerâmica, até alcançar o atual cenário de ampla diversificação.

146 anos de colonização de Criciúma: programação segue na praça

Após a celebração na Catedral São José, uma apresentação com o Terno de Reis e o tradicional corte de um bolo de aproximadamente 146 quilos, em referência ao número de anos de colonização, devem movimentar a Praça Nereu Ramos. 
 
Na sequência, o público acompanha apresentações culturais com grupos de dança representando as etnias colonizadoras, organizadas pela Associação Cultural Vidas Esperança, que desenvolve em Criciúma um trabalho voltado à transformação social por meio da cultura e da arte.

Celebrações são realizadas na Praça Nereu Ramos | Foto: Sophia Rabelo/4oito 

"Tudo foi feito com muito carinho para comemorar a nossa cidade querida e essa colonização da chegada dos primeiros imigrantes, além de valorizar a nossa identidade enquanto município", pontuou a presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Cristiane Maccari Uliana Zappelini. 

Copyright © 2026.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito