Os interessados em concorrer ao Programa Universidade Gratuita para o primeiro semestre de 2026 poderão se inscrever entre os dias 16 e 27 de janeiro. Antes de efetivar o cadastro, os candidatos têm a opção de simular o índice de carência, ferramenta que permite conhecer previamente a condição socioeconômica exigida pelo programa.
O edital da Secretaria de Estado da Educação (SED) trará todos os critérios de participação e orientações aos candidatos. O processo de inscrição ocorre em duas etapas. A primeira consiste no cadastro socioeconômico do estudante no sistema da SED, por meio do endereço eletrônico sistemaensinosuperior.sed.sc.gov.br.
LEIA MAIS:
- Neto Uggioni é eleito presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma
- 'É um fiasco completo': Amin critica orçamento da União em ano de desafios 'gravíssimos' para SC
Na segunda etapa, os candidatos deverão inserir a documentação exigida no sistema da Unesc, disponível em basis.unesc.net. Ambos os sistemas estarão liberados a partir das 14h do dia 16 de janeiro de 2026. A universidade divulgará, em breve, a relação completa dos documentos necessários. As atualizações podem ser acompanhadas pelo site www.unesc.net/ug.
A reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes, destaca que o Programa Universidade Gratuita representa uma oportunidade concreta de transformação social. “O programa possibilita que os estudantes ingressem na universidade com foco na formação acadêmica, já que a contrapartida do benefício ocorre após a conclusão do curso. Isso amplia o acesso ao conhecimento e fortalece o desenvolvimento social da região”, afirma.
Ela ressalta ainda que o candidato não precisa estar matriculado para se inscrever no programa, mas que a matrícula é obrigatória para a concessão do benefício.
Atualmente, há mais de 50 mil bolsas ativas nas 13 universidades comunitárias que integram a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). A expectativa do Governo do Estado é alcançar cerca de 70 mil estudantes beneficiados até 2026.
A secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, reforça a importância da atenção aos prazos. “O Universidade Gratuita e o Fumdesc já mudaram vidas de estudantes e famílias catarinenses. Com o início das contrapartidas, os reflexos positivos alcançam toda a sociedade”, destaca.
Principais mudanças nas regras do programa
Não é necessário estar matriculado para se candidatar;
Renda bruta familiar per capita inferior a quatro salários mínimos;
Patrimônio familiar total inferior a R$ 1,5 milhão;
Exigência de cinco anos de residência ininterrupta em Santa Catarina;
Não são mais aceitos abatimentos por despesas com saúde, educação, transporte, habitação ou desemprego;
Fica vedada a participação de candidatos que já tenham concluído graduação com 100% de bolsa do Universidade Gratuita ou do Fumdesc.
Como se inscrever
Período de inscrição: 16 a 27 de janeiro de 2026
Liberação dos sistemas: a partir das 14h do dia 16 de janeiro
Etapas:
-
Cadastro socioeconômico no sistema da SED
-
Envio da documentação pelo sistema da Unesc
Informações e edital: www.unesc.net/ug
Atendimento ao estudante – Unesc: (48) 3431-2545
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!