Dez pássaros silvestres foram apreendidos nesta quinta-feira (27), em Criciúma. Segundo a Polícia Militar, a situação foi identificada por equipes da Prefeitura, da Vigilância Sanitária e do setor de Meio Ambiente durante uma fiscalização realizada por volta das 9h30 em uma residência na Rua Pica-Pau, no bairro Cristo Redentor.
As aves estavam mantidas em gaiolas dentro de uma garagem, sem qualquer autorização para criação. Entre as espécies encontradas estavam dois tico-tico-rei, três tico-tico, dois azulões, um coleiro e um currupião, todas protegidas pela legislação ambiental.
LEIA MAIS SOBRE SEGURANÇA
- Acidente grave deixa feridos na Rodovia Naspolini em Criciúma
- Homem é preso após agredir e ameaçar a ex-companheira e fugir com filha menor em SC
A criação de pássaros silvestres sem permissão é considerada crime porque retira os animais do ambiente natural, contribui para o declínio das espécies e pode causar danos à saúde das aves e ao equilíbrio ecológico. Para qualquer manejo, é necessário que o criador seja registrado e siga normas específicas.
Os pássaros foram recolhidos e encaminhados aos cuidados da Fundação Ambiental de Criciúma (FANCRI), responsável por avaliar o estado das aves e definir o destino adequado. Um homem de 60 anos se apresentou como responsável pelos animais.
O caso foi registrado conforme prevê a legislação ambiental.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!