Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cp 9: As carboníferas de Criciúma

POR Archimedes Naspolini Filho Criciúma, 03/10/2019 - 07:11 Atualizado em 21/10/2019 - 14:14

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Motivos para amar esta cidade? Temos muito mais do que 140. Amo Criciúma pela história bonita do Distrito de Rio Maina, do Bairro Próspera e da Quarta Linha. No primeiro, a ascendência italiana originária da velha empresa colonizadora Metropolitana. Na Próspera, pela empresa mineradora que ali teve a sua base de administração e de mineração. E na Quarta Linha, pela vocação agrícola de seus habitantes, desde os primeiros até aqueles que hoje, ali, ainda trabalham a terra para dar o sustento a toda a população.

O Rio Maina, pelas carboníferas Metropolitana, São Marcos, Catarinense e União, empregando maciçamente seus filhos, proporcionando o sustento de cada dia. A Próspera, pelo pioneirismo do fornecimento de energia elétrica através do seu locomóvel que deixou como registro uma alta chaminé, um dos poucos marcos da nossa colonização. A Quarta Linha que viu seu ventre rasgado pela mas importante rodovia do sistema viário nacional, a BR-101.

Amanhã daremos outros motivos que nos fazem amar Criciúma - aurora vibrante de uma nova e feliz geração - que completará 140 anos dia 6 de janeiro de 2020.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito