Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cp 7: Os pilares religiosos de Criciúma

POR Archimedes Naspolini Filho Criciúma, 01/10/2019 - 07:30 Atualizado em 21/10/2019 - 14:14

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Motivos para amar esta cidade? Temos muito mais do que 140. Amo Criciúma pela história bonita das tuas igrejas da Próspera e da Primeira Linha, com suas concepções arquitetônicas avançadas e singulares; pelas tradicionais igrejas de Morro Estevão e da Linha Anta... Pela capelinha escondida no Morro Cechinel, retrato fiel da primeira capela construída ali na Praça Nereu Ramos... Outro motivo para amar este orgulho de cidade é a história dos teuto-brasileiros aqui chegados no início do Século passado e se reunindo na casa de um e de outro para os cultos dominicais de louvor a Deus na linguagem evangélico luterana. Tinha que dar certo! Os pilares foram religiosos, em várias denominações.

Amamos Criciúma, também pela História de sua fundação, em 1880, por 144 imigrantes italianos, dentre os quais Teresa Sonego, viúva, e os filhos Giacomo e Domenico; Giovanni Tomé, sua esposa Maria e os filhos Giaccomo e Batista; Angelo Venzon, solteiro; Antonio Zanette, sua esposa Maria e o filho Luiggi; Giuseppe Zanette, sua esposa Luzzia e o filho Lorenzo; Batista Zanette, sua esposa Paulina e os filhos Maria, Giovanni e Gabriel.

Ter esses nomes na relação dos que fundaram nossa cidade não é uma forte razão para amarmos Criciúma?
Outros motivos para amar esta cidade os revelarei amanhã, dando vivas a aurora vibrante de uma nova e feliz geração - que completará 140 anos dia 6 de janeiro de 2020
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito