Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cp 51: A Cooperativa que nos faz amar Criciúma

POR Archimedes Naspolini Criciúma, 02/12/2019 - 07:36 Atualizado em 09/12/2019 - 10:16

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

140 motivos, só? Claro que não: há muito mais do que 140 razões para se amar este orgulho de cidade. Amo Criciúma, por exemplo, pelos seus dois grandes empreendimentos socioculturais voltados aos colonos da velha cidade. Falo da Cooperativa Victória e da Cooperativa Agrícola Ltda. A Victória, constituída e montada na esquina das Ruas Conselheiro João Zanette e Marechal Floriano. A segunda, ali na primeira quadra da Rua Henrique Lage. Foram estabelecimentos fundados para receber e vender os produtos agrícolas dos nossos velhos colonos assim como comercializar outros produtos comestíveis, domésticos, agrícolas e do vestuário aos seus associados. Foram os maiores estabelecimentos de secos & molhados havidos em Criciúma em, pelo menos, até a década de 1970. 
 
Na sala de reuniões da Cooperativa Victória aconteceram grandes eventos da firmação do nosso município: a própria Câmara Municipal tinha ali a sua sede, durante significativo lapso de tempo. O futuro reservava, para as duas, a condição de grandes supermercados ou shoppings da região, mas os modernos conceitos da ciência da administração, com certeza, passou-lhes ao largo. De qualquer forma essas histórias nos deixam ainda mais apaixonados por esta cidade.
 
Amanhã publicarei outras razões que me levam a amar este orgulho de cidade que, dia 6 de janeiro, completará 140 anos de existência.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito