Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cp 22: As etnias que nos fazem amar Criciúma

POR Archimedes Naspolini Filho Criciúma, SC, 22/10/2019 - 07:36 Atualizado em 10/11/2019 - 20:13

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Motivos para amar esta cidade? Temos muito mais do que 140. Amo Criciúma porque esse orgulho de cidade abraça a todos não importando a procedência, a raça, a etnia: aqui todos são bem vindos.

Os italianos fundaram. Os alemães e os poloneses, ajudaram a colonizar, na primeira hora. Os afrodescendentes vieram trabalhar e ganhar dinheiro. Da mesma forma os espanhóis, os árabes, os judeus. E veio gente de todo o Brasil. E vieram os gaúchos, marcadamente do Rio Grande do Sul, mas também da Argentina, do Uruguai, do Paraná e do Mato Grosso. E a nação gaúcha se avolumou e, hoje, faz parte da paisagem criciumense, tantos os são esses filhos da nação gáucha que se estende do extremo sul do continente até os confins do Acre brasileiro.

E os nossos gaúchos são trabalhadores, são leais concorrentes, são honestos nos seus propósitos, são defensores intransigentes dos seus costumes que, paulatinamente, vão passando para os daqui nativos. Quantos tomamos chimarrão? Quantos gostamos de churrasco? Quantos torcemos para o Grenal? Quantos admiramos a beleza de suas mulheres? Quantos admiramos sua Serra, seu vinho, sua gastronomia, suas cidades?

Até por causa dos tantos gaúchos desta bendita terra não há como não amar este orgulho de cidade!
Amanhã darei outros motivos que nos fazem amar Criciúma –aurora vibrante de uma nova e feliz geração - que completará 140 anos dia 6 de janeiro de 2020.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito