Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cp 20: Os oito quilômetros da Avenida Centenário

por Archimedes Naspolini Filho Criciúma, 18/10/2019 - 07:10 Atualizado em 22/10/2019 - 13:48

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Motivos para amar esta cidade? Temos muito mais do que 140. Amo e admiro minha cidade pela sua Avenida axial, denominada Centenário, seis pistas posicionadas três de cada mão e separadas por  passeio público e canteiro central no qual foram plantados coqueiros. É uma das maiores avenidas cortando o coração de cidade em todo o Brasil. Seus oito quilômetros, unindo o Pinheirinho, ao Sul, à Próspera, ao Norte, não tem similar corriqueiro: pelo contrário. São poucas as avenidas da sua extensão, vistas em cidades de seu porte em todo o território nacional.

E, não bastasse a sua singularidade ela ainda conta uma bela história: é que exatamente pelo seu traçado corriam os paralelos trilhos da estrada de ferro Dona Teresa Cristina que fora, num passado mais longínquo, uma das principais ferramentas do processo do nosso desenvolvimento, e que – mais adiante – se tornaria num estorvo ao bem estar de sua população.

Segunda-feira trarei outros motivos que nos fazem amar Criciúma –aurora vibrante de uma nova e feliz geração - que completará 140 anos dia 6 de janeiro de 2020.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito