Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cp 18: As praças, igrejas e parques que nos fazem Amar Criciúma

POR Archimedes Naspolini Filho Criciúma, 16/10/2019 - 07:17 Atualizado em 22/10/2019 - 14:00

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Motivos para amar esta cidade? Temos muito mais do que 140. Amo Criciúma pelos seus inúmeros logradouros públicos. Noutro dia já me ocupei da Praça Nereu Ramos. Mas temos muitos outros, como a Praça do Mineiro, ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora da Salete, do Bairro Próspera, construída sobre o imóvel que fora depósito de carvão e caixa de embarque desse mineral para os trens da Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina. A Praça da Chaminé, também no Bairro Próspera, exibindo o seu troféu maior, a chaminé do primeiro locomóvel da cidade, que produzia e fornecia energia elétrica para parte de nossa população. O Parque das Nações Cincinato Naspolini, um dos mais completos parques urbanos de lazer e atividades cívicas, homenageando o nosso segundo prefeito municipal. Ali se volta ao passado passeando de trenzinho, réplica perfeita da nossa velha ferrovia, bem como as duas estações de passageiros: a primitiva e a mais moderna, ambas demolidas na década de 1970.

O Parque Centenário, construído sobre o leito do nosso antigo aeroporto municipal, o Leoberto Leal, em cujo perímetro são encontrados o paço municipal Marcos Rovaris, o Fórum da Comarca, o Teatro Municipal Elias Angeloni, o Ginásio Municipal de Esportes Irmão Valmir Orsi, a Biblioteca Pública Donatila Borba, o Centro de Eventos José Ijair Conti, unidade do Parque de Exposições Maximiliano Gaidzinski, e, se não bastasse, a maior bandeira nacional de toda a região, tremulando firme e forte ao seu centro geográfico. Não há como não amar essa cidade!

Amanhã trarei outros motivos que nos fazem amar Criciúma –aurora vibrante de uma nova e feliz geração - que completará 140 anos dia 6 de janeiro de 2020
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito