Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
140 Motivos

Cp 15: Um pedacinho da Polônia em Criciúma

POR Archimedes Naspolini Filho Criciúma, 11/10/2019 - 07:36Atualizado em 22/10/2019 - 13:48

Motivos para amar esta cidade? Temos muito mais do que 140. Amo Criciúma pela história bonita da Linha Batista, esse pedacinho da Polônia incrustrado no ponto mais nordestino de nossa cidade. Os poloneses chegaram, viram que não era nada do que lhes fora prometido, arregaçaram as mangas e fizeram daquele escampado a sua Polônia, a nossa Linha Batista, onde se produz a melhor cuca para os cafés das tardes! E foram para a roça, e plantaram, e venderam, e construíram, e nos presentearam com essa Linha Batista que todos admiramos e que tem em São Casemiro o seu protetor.

E, ao lado, a Linha Anta, nosso primeiro reduto teuto-saxão, de orações luteranas da crença evangélica pouco entendida pelos nossos ancestrais. E foi na Linha Anta que foi instalada a primeira escola da rede municipal de ensino, posteriormente fechada por falta de alunos e transferida para a Santa Augusta, ao encontro das primeiras atafonas das quais falarei oportunamente.

Segunda-feira trarei outros motivos que me fazem amar Criciúma –aurora vibrante de uma nova e feliz geração - que completará 140 anos dia 6 de janeiro de 2020.