Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Covid-19: Terceira semana de queda nos casos em Criciúma

Mesmo assim, Vigilância Epidemiológica mantém cautela, já que números crescem no Brasil
Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 05/06/2020 - 16:01 Atualizado em 05/06/2020 - 17:04
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Ainda não se pode confirmar que é uma tendência, até porque o Brasil está se tornando o novo epicentro do novo coronavírus, porém Criciúma registra a terceira semana com queda no número de casos na comparação com a semana anterior.

A diminuição iniciou na semana do dia 19 de maio que teve queda de -2,7% na comparação com a semana anterior. Estes números ficaram ainda melhores nas duas semanas seguintes: a semana do dia 26 de maio teve diminuição de -13,9% dos casos e a semana do dia 2 de junho, -27,4% na comparação com a semana anterior. “Não podemos afirmar que é uma tendência, ainda mais com relação ao país, onde os casos estão aumentando, mas estamos fazendo o máximo, isolando as pessoas suspeitas e aqueles com quem teve contato, entre outras ações”, fala a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Cristiane Santos da Rosa.

Diminuição percebida

A diminuição dos casos já vinha sido percebida pela Secretaria Municipal de Saúde. Na semana do dia 7 de abril, foram 142% de casos que na semana dia 1º de abril. Na semana do dia 14 de abril, foram 88% a mais de casos que os registrados na semana do dia 7. “A incidência em Criciúma é mais alta porque testamos mais. Testamos além dos critérios definidos pelo Ministério da Saúde e pelo Estado de Santa Catarina. Maioria dos casos são de mulheres. A partir do dia 14 de maio a gente tem uma diminuição no número de casos ativos”, pontua Cristiane.

Os números absolutos de casos registrados, conforme os relatórios da Vigilância em Saúde, confirmam o declínio. No boletim do fim da tarde desta quinta-feira, 4, havia 436 casos confirmados e 333 pacientes recuperados. Na quarta, 3, eram 433 casos e seguiam em 333 recuperados. Na terça-feira, 2, 428 casos e, ainda, os 333 recuperados. Na segunda-feira, 1, 421 casos e 305 recuperados. Ou seja, de segunda a quinta-feira foram 15 novos casos e 28 recuperados.

A última morte, das nove já registradas em Criciúma, foi em 28 de maio. A cidade chegou a ficar um mês sem registrar vítimas de Covid-19.

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito