Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Covid-19: Período de isolamento deve cair para 10 dias

Regra é para pacientes com sintomas leves
Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 12/08/2020 - 10:57
Foto: Luana Mazzuchello/4oito
Foto: Luana Mazzuchello/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O período de isolamento de pessoas com Covid-19 poderá cair de 14 para 10 dias. A orientação é da Organização Mundial da Saúde (OMS) e, segundo o secretário Municipal de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, o Ministério da Saúde (MS), já teria uma nova norma técnica pronta, mas que ainda não foi publicada. “Enquanto isso, seguimos com os mesmos 14 dias. Se percebe que o teste vai dar positivo após o oitavo, décimo dia, neste período a pessoa está transmitindo. Precisa ficar isolada após detectar o vírus”, salientou em entrevista ao Programa Agora, da Rádio Som Maior. 

De acordo OMS, a recomendação agora é de isolamento por 10 dias para casos assintomáticos. Os doentes com sintomas leves também devem ficar isolados por esse período, mais três dias depois que os sintomas desaparecerem. 

O período de tratamento do vírus gera dúvidas em pacientes e também nos chefes, já que não é realizado um teste que comprove que a pessoa está curada e não esteja mais transmitindo. “Não há a necessidade de fazer segundo teste para liberar para o trabalho, precisa fazer o isolamento adequado. Se está há 72 horas sem sintomas está apta ao trabalho”, explicou a bioquímica responsável pelo Laboratório Municipal, Andrea Goulart de Oliveira.

Casagrande salientou que a secretaria faz contato frequente com os empresários. “Temos ligado e conversado com os empresários, alertando para a importância de análise do atestado. Entendemos a situação dos empresários e a conversa é constante. Os atestados que são dados têm validade, sim”, pontuou.
 

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito