Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Covid-19: Duas horas para conseguir resultado de teste em Criciúma

Pelo menos dois locais estão oferecendo os testes rápidos na rede privada na cidade
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 08/04/2020 - 17:45 Atualizado em 08/04/2020 - 17:58
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Hospital Dia MedSul e todas as unidades do Laboratório Búrigo de Criciúma já estão oferecendo o serviço de realização do teste rápido do coronavírus no município. Tidos como extremamente importantes para o diagnóstico da doença, os testes identificam constatações dos anticorpos que indicam a presença ou o contato com o COVID-19, precisando, então, de uma interpretação médica.

“Não adianta simplesmente fazer o teste, porque a chance de dar um falso negativo é muito grande. É preciso haver uma interpretação do resultado para poder orientar o paciente de forma correta. A MeduSul conseguiu desenvolver um serviço que incluiu toda essa triagem para realização precisa do teste no momento. É feito a coleta do sangue, que é levada à centrífuga, pegando a parte mais concentrada para que o resultado seja mais confiável”, destacou um dos sócios da MedSul, Felipe Motta.

O período entre a realização do teste e o resultado deste não demora mais do que duas horas. No Laboratório Búrigo, as amostras são colhidas em qualquer uma das unidades, sendo transportadas, analisadas e devolvidas ao local com o laudo já pronto. Já no Hospital Dia, no bairro Santa Luzia, todo o processo de coleta e análise é feito no mesmo local. 

Em ambos os laboratórios o teste pode ser realizado por qualquer pessoa, desde que entre em contato com a empresa e faça um agendamento da consulta. A demanda no município, por sua vez, está sendo alta e a quantidade de testes disponíveis em ambas as empresas é preocupante. “A procura está sendo alta e a gente imagina que vai aumentar, porque ainda não chegamos no pico do contágio do coronavírus”, comentou Felipe.

Testes não devem durar o mês inteiro 

A quantidade de testes rápidos presentes em ambos os locais não deve durar por muito mais tempo. Isso porque tanto a MedSul quanto o Laboratório Búrigo estão trabalhando com estoques adquiridos ainda no mês de março, já que a importação desse mês acabou sendo prejudicada. 

“Tínhamos feito algumas encomendas para o meio e o final do mês numa quantidade maior, junto com outras instituições. Mas a importação desses testes foi impedida, houve uma mudança na legislação do país que fabrica e todas as encomendas estão suspensas até o fim do mês”, destacou Felipe. “A China bloqueou a saída de muitos testes, pedindo registro no órgão que é tipo ANVISA deles. Vai diminuir a oferta no mercado e aumentar o preço. Estávamos para receber um lote na semana que vem, mas não sabemos se vai chegar”, afirmou Renan Búrigo, do Laboratório Búrigo.

Com isso, os testes disponíveis pelo Laboratório Búrigo estão quase chegando ao fim, segundo afirma Renan. Já na MedSul, os testes também não devem durar até o fim do mês. “Muito provavelmente não durará até o final de abril, imaginamos que vai acabar esgotando a quantidade de testes rapidamente”, concluiu Felipe. 
 

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito